O melhor pedaço da Maçã.

Kludgets: widgets do Dashboard do Mac OS X no Windows

27-kludegts-logoAh! Os widgets! De inúteis a indispensáveis, sua presença se tornou obrigatória nos sistemas operacionais gráficos. Antes de comprar meu iMac, eu sonhava com o Dashboard do Mac OS X no meu PC. E agora já tenho como usá-los: com os Kludgets!

Publicidade

Com a frase “One widget engine to rule them all” (um único motor para todos os widgets) martelando em sua mente, o desenvolvedor Marvin Sanchez criou um aplicativo cuja ideia é tirar proveito da abundância de opções que foram desenvolvidas para o Dashboard do Mac OS X, além de outras opções no Windows como: Yahoo! Widgets, Microsoft Gadgets, Google Desktop e Opera Widgets.

Kludgets rodando no Vista
Kludgets rodando no XP

O Kludgets — um acrônimo para Klumsy, Lame, Ugly, Dumb e Good Enough — ainda está em desenvolvimento, portanto sua compatibilidade é restrita. Apenas os widgets baseados no WebKit, QT framework da Nokia, JavaScript, HTML padrão e outras linguagens voltadas para web rodarão sem problemas no seu PC.

Publicidade

Claro, o projeto está em fase beta — o que culmina na presença de instabilidades e incompatibilidades sem explicações —, mas vale a pena instalar e ir usando. Apesar de só constarem quatro widgets básicos em seu site, a página da Apple tem diversas opções (aqui é testar e torcer que funcione no estágio atual) e, se você precisar de mais opções, que tal visitar o WidgetWorld?

27-kludgets-desktop

Ei, você, desenvolvedor: que tal dar uma olhada no projeto e quem sabe entrar em contato com o Marvin Sanchez para trocar umas ideias, ajudar e ganhar um pouco de experiência extra? Ele está aberto a sugestões.

Publicidade

O download do Kludgets por ser feito aqui e pesa 10,1MB.

[Dica do Alexandre Maia, obrigado!]

. . .

Atualmente eu não consigo viver sem alguns widgets no Mac. São dois dicionários — o Oxford American Dictionary e o Dicionário de Língua Portuguesa, o iStat Pro, o famoso Weather, um conversor de medidas, o Hidden Files e o Character Pal. Após a introdução do Dashboard no 10.4 Tiger, eu nunca encontrei um ambiente em que essas pequenas ferramentas fossem aplicadas de forma tão correta e proficiente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista aposta em corte de preços no iPhone 3G de 8GB para US$100

Próx. Post

My Mac And Me: “Em Algum Lugar do Passado…”

Posts Relacionados