O melhor pedaço da Maçã.

Governo do Rio de Janeiro proíbe o uso de gadgets de todos os tipos em sua rede estadual de ensino

Celular proibidoDeixa eu ver se eu entendi direito: em pleno século XXI, ano 2009, era de (r)evoluções tecnológicas constantes (semanais, diárias, horárias…!), o Governo do Estado do Rio Janeiro conseguiu colocar em vigor esta semana (mais precisamente nesta terça-feira, 26 de maio) a lei de número 5.453, já publicada no Diário Oficial da União, que proíbe o uso de gadgets de qualquer tipo por alunos e professores de sua rede estadual de ensino.

Publicidade

A lei na verdade modifica uma (Nº 5.222) de 11 de abril de 2008, que dispunha sobre a proibição do uso de telefone celular somente. Agora, ela engloba também iPods, Walkmans, Diskmans, MP3s, MP4s, fones de ouvido (com fio e/ou Bluetooth), GameBoys, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas — e aplica-se a salas de aula, bibliotecas e outros espaços de estudo, felizmente “salvo com autorização do estabelecimento de ensino, para fins pedagógicos”.

A decisão do governador Sérgio Cabral (PMDB) — que apoia um projeto do deputado Marcelo Simão (PHS) — é bastante polêmica, na minha opinião. O objetivo deste é evitar a distração e fatores que atrapalham aulas, mas chega a soar como um absurdo, como algo que vai totalmente contra a inclusão digital. Mas o papel das escolas não é justamente educar? Será preciso mesmo uma lei tão restritiva para isso? O que você, leitor, acha?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Palm Pre realiza sincronização com iTunes sem problemas

Próx. Post

E já saiu uma screenshot do Sirius XM para iPhone, indica lançamento iminente

Posts Relacionados