Como de praxe em toda virada de mês, a Net Applications liberou hoje novos dados de market share de sistemas operacionais e navegadores. O mês de maio trouxe ótimas notícias para a Apple, que conquistou terreno em todas as áreas, de abril pra cá.
O destaque da análise da firma foi um comparativo entre o crescimento inicial do iPhone versus o Google Android. Pelo gráfico abaixo, dá pra ver que a chegada da Apple foi mais significante que a do seu concorrente, ainda que ambos se mostrem super fortes:
Seis meses após os seus lançamentos, o market share do iPhone e do Android eram de, respectivamente, 0,0896% e 0,0783%.
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Entre os sistemas operacionais, talvez a única novidade tenha sido o aparecimento do Android no gráfico. O Windows caiu de 87,9% para 87,75%, enquanto o Mac subiu de 9,73% para 9,81%. O Linux baixou de 1,02% para 0,99%, ou seja, a comemoração pela quebra da barreira do 1% no mês passado foi em vão. O iPhone cresceu de 0,55% para 0,6%, enquanto o iPod touch permaneceu estável em 0,15%.
Somadas, as plataformas da Apple possuem agora 10,56% de todo o mercado de SOs, contra 10,43% do período anterior.
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Já nos browsers, a variação geral foi menor e não trouxe surpresas. As tendências recentes se mantiveram: o Microsoft Internet Explorer caiu de 66,1% para 65,5%, Firefox teve um pequeno crescimento de 22,48% para 22,51%, Safari subiu de 8,21% para 8,43% e o Google Chrome foi de 1,42% para 1,8%.
Ainda segundo a Net Applications, depois que o Firefox 3.1 foi renomeado para 3.5, praticamente todos os que o estão testando já se atualizaram para a nova versão.