O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla adia lançamento da versão RC1 do Firefox 3.5

Mozilla FirefoxQuem ficou frustrado com o primeiro Test Day dedicado ao Firefox 3.5 RC1 sabia que isso acabaria acontecendo, porém hoje a Mozilla tratou de oficializar o adiamento da primeira versão candidata à final do Firefox 3.5, prevista no mês passado para ser liberada nesta semana. Aparentemente, surgiram alguns bugs de última hora importantes no browser, e a desenvolvedora dele quer tratar de eliminá-los antes que a grande massa de usuários ponha as mãos nele.

Publicidade

Um encontro realizado ontem pela empresa detalhou melhor a situação: existem 10 bugs aguardando solução permanente antes de o aplicativo ir para a última série de testes que antecede o lançamento final. Há (fortes) chances de o Firefox 3.5 ser lançado dentro dos prazos estabelecidos no planejamento inicial da versão, ou seja, até o fim deste mês. Mas, até lá, as coisas terão de ir muito bem na solução das falhas existentes, e apenas uma versão RC poderá ser lançada. Caso outra seja necessária, será preciso rever o prazo final.

A primeira versão do Firefox 3.5 candidata a lançamento agora é aguardada para liberação entre os dias 10 e 12 de junho — conveniente ou não, ela ficará pronta durante a WWDC ’09. Para cuidar dos testes com os bugs atuais, foi marcado um novo Test Day, que acontecerá depois de amanhã (5/6), das 11 às 21 horas (horário de Brasília). Caso a versão beta a ser testada nesse dia não seja liberada nesta página, a Mozilla deixa claro que será possível ir até os repositórios online e fazer o download do último nightly build para testes.

Publicidade

Atualmente, o Firefox responde por 22,51% de todos os usuários do mundo que navegam na internet e — apesar de todas as inovações da Apple, com o Safari 4, e do Google, com o Chrome — é o mais forte concorrente para enfrentar o Microsoft Internet Explorer e dar uma experiência de navegação mais rica para mais usuários. O trabalho da Mozilla e da comunidade ao redor dela foi reconhecido até pelo Google durante a I/O 2009, quando Jay Sullivan, vice-presidente da área móvel da Mozilla, subiu ao palco com Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, para falar sobre o futuro da web e, principalmente, dos recursos de localização integrados ao Firefox:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rTqArX10ZCY[/youtube]

A versão 3.5 é três vezes mais rápida em execução de JavaScript do que a atual, cuja base de usuários compreende a maioria dos mais de 300 milhões de usuários do navegador. Dentre as novidades que estão por vir, destacam-se navegação privada, suporte completo a HTML 5 com as tags <canvas>, <video> e <audio>, suporte a armazenamento local com app cache e database, APIs de geolocalização baseadas nos padrões W3C e aprimoramentos em segurança.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft veicula primeiro comercial da campanha milionária elaborada para o Bing

Próx. Post

Surgem mais imagens (sim, de novo!) do suposto iPhone de terceira geração

Posts Relacionados