O melhor pedaço da Maçã.

CEO da SanDisk levanta “bandeira branca” para o iPod

Segunda maior fabricante no mercado de PMPs, a SanDisk foi apenas uma das muitas empresas de tecnologia pessoal a tentar competir com o iPod nesse setor, e, depois de quase 10 anos desde que esses aparelhinhos começaram a dar as caras pelo mundo, parece que o CEO da empresa decidiu aceitar a derrota e admitir que a Apple soube dominar esse mercado desde o início.

Publicidade

SanDisk Sansa Fuze

De 2001 pra cá, vimos as duas companhias se atacarem no mercado diversas vezes, algo que foi o catalisador da campanha “iDon’t”, produzida para tentar convencer a mídia especializada de que ninguém usava opinião pessoal para adquirir um produto do tipo, e sim a popularidade dele. A linha Sansa, oferecida pela SanDisk, chegou a ser precursora de algumas novidades no setor de tocadores musicais. Foi ela que, em 2006, apresentou o primeiro aparelho com 8GB de memória flash, por exemplo.

Mas mesmo com essas pequenas atitudes pioneiras, ela nunca deixou de ser uma marca que representa apenas o tocador com algo além dele. Já a Apple, ao mesmo tempo em que inventou diferentes linhas de produtos dentro desse segmento ao longo de quase uma década, soube sanar na hora certa, aos poucos, as maiores dificuldades que o mundo de entretenimento digital enfrentou.

Publicidade

O resultado disso nós vemos a cada resultado financeiro da Maçã, que sempre traz números estáveis nas vendas de iPods. No geral, o negócio de entretenimento digital da empresa cresce a cada dia, sempre trazendo alguma novidade ou expandindo-a pelo mundo. Hoje, 70% do conteúdo digital comercializado é gerado pela Apple, que também detém cerca de 74% do mercado de PMPs.

Hoje, a grande inimiga da SanDisk é a Microsoft, com a linha Zune, que vem tomando market share de várias empresas menores. Desde que entrou nesse setor, no final de 2006, a gigante de Redmond vendeu 3% do total de tocadores musicais que existem por aí. A chegada de novos serviços e aparelhos da marca este ano mostra que ela está aprendendo um pouco com o que a Apple vem fazendo, e é a concorrente que conta com maior potencial para ultrapassar a SanDisk num futuro não muito longe.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surgem mais imagens (sim, de novo!) do suposto iPhone de terceira geração

Próx. Post

Petição de falência da Psystar mostra que quase dois terços da sua dívida foram gerados por seus advogados

Posts Relacionados