O melhor pedaço da Maçã.

DuckDuckGo quase foi o buscador padrão no modo privado do Safari

Ascannio / Shutterstock.com
Ícones do DuckDuckGo e do Google

O caso antitruste envolvendo o Google nos Estados Unidos rendeu várias manchetes nos últimos dias, algumas das quais estão diretamente ligadas à Apple. Mais recentemente, depoimentos judiciais revelados pelo juiz que supervisiona o julgamento do processo, Amit Mehta, mostraram que a Maçã também manteve conversas com o DuckDuckGo para usar seu mecanismo de busca no Safari.

Publicidade

Segundo uma reportagem da Bloomberg, a Apple teve cerca de 20 reuniões e telefonemas com o DuckDuckGo entre 2018 e 2019 para possivelmente torná-lo o mecanismo de busca o padrão do modo de navegação privada do Safari — pelo qual o browser não rastreia sites visitados por um usuário nem mantém um histórico de acessos.

As informações vieram do depoimento do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, o qual havia testemunhado no julgamento em uma sessão fechada.

Estávamos conversando sobre isso, pensei que eles [a Apple] iriam adotá-lo. Várias vezes conseguimos integrações até a linha de chegada. Na verdade, quase tudo o que apresentamos, exceto pesquisa.

Apesar das expectativas de Weinberg, o chefe de inteligência artificial (IA) da Apple, John Giannandrea, disse não estar ciente de que a Apple havia considerado adotar o DuckDuckGo. Inclusive, em um email enviado em fevereiro de 2019 para outros executivos, ele disse que “provavelmente era uma má ideia” usar o DuckDuckGo para a navegação privada do Safari.

Publicidade

O fator motivador para definir o DuckDuckGo como padrão para navegação privada foi a suposição de que ele seria mais privado, de acordo com o depoimento Giannandrea. Entretanto, como o DuckDuckGo depende do Bing para obter informações de pesquisa, ele provavelmente também fornece à Microsoft algumas informações do usuário, levando-o a apontar que o “marketing sobre privacidade do DuckDuckGo é um tanto incongruente com os detalhes”.

Segundo o juiz do caso, ainda mais depoimentos que não foram divulgados publicamente e que “vão ao cerne do caso” deverão ser revelados, principalmente aqueles sobre possíveis acordos entre a Apple, a Microsoft e o DuckDuckGo.

Vamos continuar acompanhando, portanto.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Projeto lança bundle para aprimorar solução que leva o CarPlay para Teslas

Próx. Post

Apple lançará MacBooks Pro com telas melhores ainda em 2023, afirma DigiTimes

Posts Relacionados