O melhor pedaço da Maçã.

iFixIt põe as mãos num Palm Pre, desmonta-o e o compara ao iPhone

E ainda estamos no segundo dia de vendas! 😛 Os caras do iFixIt já levaram um Pre às últimas consequências e descobriram que muito da filosofia por trás do iPhone está impregnada no design industrial neste lançamento da Palm. Isso não é tanto de causar espanto, tendo em vista que 1. todos os smartphones estão trilhando os caminhos desbravados pela Apple e 2. Jon Rubinstein, antigo vice-presidente sênior de engenharia da Apple, fez parte do time da Palm neste projeto.

Publicidade

Dentre outros pontos dignos de nota, eles perceberam que a placa lógica do Pre é substancialmente menor que a do iPhone (“que diferença um ano não faz”, comentaram) e que, no geral, o aparelhinho tem uma construção mais Apple-like do que qualquer outro eletrônico de fora do pomar já desmontado por eles. Abaixo, você confere uma comparação do que sobrou de um Pre (embaixo) com os resto de um iPhone 3G (acima).

iFixIt - Palm Pre e iPhone 3G

Não faltaram elogios para a proeza técnica de colocar um teclado físico num telefone do mesmo tamanho que o iPhone: este componente, sozinho, é responsável por cerca de 25% do peso total do Pre. Imagino o nada de leveza que ele seria se o webOS contasse exclusivamente com um teclado virtual! Outra coisa bastante marcante no processo foi a delicadeza de certos encaixes, que certamente dificultarão consertos — como todo gadget, o melhor é não precisar disso.

Publicidade

Caso queira conferir uma “segunda opinião” ou ver fotos em alta resolução da desmontagem do telefone mais falado neste fim de semana, você ir à página do Rapid Repair — os caras chegaram a fazer uma avaliação e concluíram que a fabricação de um Pre custa cerca de US$170. E, se você gostar dos detalhes mais sórdidos, não deixe de conferir a análise feita pelo phoneWreck.

[Dica do Emanuel Tavares, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Poladroid ganha atualização e tem app rejeitado na iPhone App Store

Próx. Post

John Gruber fala sobre iPhone 3GS, interface “Marble” do Snow Leopard e tablet da Apple

Posts Relacionados