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David Pogue comenta o preço do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

E devo dizer que ele mandou muito bem. Em um artigo para o The New York Times, o famoso colunista de tecnologia comentou o quanto o corte de US$100 no preço do SO para Macs o deixou perplexo. Ainda bem que esse espanto não recaiu só sobre mim. 😛

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Mac OS X Snow Leopard

Com bastante senso de humor, ele comentou que só poderia haver duas razões para essa queda brusca de preço: ou o Snow Leopard é realmente só uma pequena atualização (Intel-only) para o Leopard, ou então simplesmente foi boa vontade cupertiniana para que todos os Macs Intel fossem atualizados o mais rápido possível. Com um pouquinho de insistência, Pogue conseguiu arrancar de um gerente da Apple uma terceira causa: “Nós quisemos pôr um pouquinho de pressão nos nossos colegas do norte.” (“norte”, leia-se “Redmond”)

Não contente com três bons motivos para o Snow Leopard custar relativamente tão pouco, o colunista lançou uma cartada final: o “Efeito App Store”. A lógica por trás disso é: corte o preço pela metade e você venderá mais que o dobro; reduza o preço a um décimo e você venderá muito mais que 10 vezes mais. O Snow Leopard é quase 70% mais barato que o Leopard foi — para igualar os lucros, será preciso vender cinco vezes mais. Para Pogue, isso já é mais que certo.

Mas, parando pra pensar um pouco, nem era pra ter sido uma surpresa tão grande. Ao ler o artigo do Pogue lembrei do Mac Box Set: Leopard, iLife ’09 e iWork ’09 por US$170? Isso são mais de 50% de desconto! Sério, já dava pra esperar que algo fosse mudar nos preços do software da Apple. Resta ver se o Mac OS X 10.7 [outro grande felino] voltará aos US$130 ou se essa política de custo reduzido/vendas astronômicas continuará. O que você acha?

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