O melhor pedaço da Maçã.

Goldman Sachs: Google e Microsoft desafiam a Apple em segmentos variados

Logos - Microsoft, Apple e Google

Segundo a Goldman Sachs, Google e Microsoft terão pela frente grandes desafios no que diz respeito às vendas de smartphones e tablets em um mercado já dominado pela Apple. De acordo com um relatório de 75 páginas, eles procuraram demonstrar como o Google e a Microsoft já começaram esse processo.

Publicidade

Logos - Microsoft, Apple e Google

Confira alguns pontos importantes sobre o estudo feito pela firma:

  • Bem posicionados: Apple, Facebook e Samsung são as empresas que foram classificados como bem posicionadas. A Amazon está em cima da linha, nem bem posicionada e nem mal. O desafio para o Google e para a Microsoft é aumentar as vendas próprias de smartphones e tablets.
  • Google: se as vendas das tablets diminuem, a tendência também passa a ser de queda para os smartphones. As tablets com Android (excluindo o Kindle Fire) vão sofrer queda, passando de 33% este ano para 21% em 2013. Smartphones com Android vão seguir esta tendência de queda — este ano está com 55%; no próximo ano, as projeções indicam 53%. Nós finalmente veremos o Google tentar encontrar uma maneira de ficar tão relevante no novo paradigma de computação, assim como foi durante a “Web 1.0 e 2.0”.
  • Microsoft: se no ano 2000 a sua participação no mercado chegava a 93%, hoje por causa dos aumentos das vendas de dispositivos móveis como smartphones e tablets concorrentes, ela caiu para impressionantes 20%. Embora tenham sido lançados o Windows Phone 8 e tablets com Windows 8, esses movimentos ajudarão a empresa a recuperar algumas fatias de mercado nos próximos anos. Para compensar a perda de uma venda de um PC com Windows, a Microsoft teria que vender cerca de cinco Windows Phones ou duas tablets Windows 8 RT. Projeções indicam que o consumo de PCs vai continuar pleno em 2013.

Ainda segundo esse mesmo relatório, a Apple vem como um rolo compressor e vai ser difícil algum concorrente pará-la. É notório também o aumento das vendas de acessórios, softwares da linha de produtos oferecidos pela Maçã, portanto a gigante de Cupertino vai continuar a liderar.

Publicidade

Acreditamos que a lealdade ao ecossistema da [Apple] só está aumentando e isso deve se traduzir em um crescimento contínuo… Em particular, nós vemos potencial na Apple para capturar o crescimento adicional de usuários do iOS, incentivando estes a adquirirem novos dispositivos.

A firma de Cupertino aumentou o leque de novos dispositivos, como iPad mini, iPad e iPhones de gerações anteriores com preços menores. Com base nisso, a participação da companhia no mercado de smartphones tem espaço para crescer muito mais, bem como a cota de vendas representada por suas tablets parecem ser mais resistentes do que os concorrentes esperavam.

[via CNET]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: próximo iPad mini virá com tela Retina; iPad de quinta geração será mais leve

Próx. Post

↪ Júri declara: Apple e LG não infringiram patentes da Alcatel-Lucent

Posts Relacionados