O melhor pedaço da Maçã.

Europa terá o Windows 7 E sem a presença de um navegador padrão

Os consumidores europeus que comprarem — a partir do dia 22 de outubro — uma cópia de qualquer versão do Windows 7 (sucessor do malfadado Windows Vista) levarão para casa um sistema operacional sem o Internet Explorer 8 ou qualquer outro navegador para a internet instalado por padrão. Denominada Windows 7 E, ela não será disponibilizada fora do continente europeu.

Publicidade

win7_ie8

A Microsoft tomou essa medida devido às leis europeias contra monopólios e após ser advertida pelos Reguladores Europeus Antitruste, no começo deste ano, de que a empresa poderia sofrer novas sanções caso insistisse em casar o sistema operacional com seu browser, o Internet Explorer. A empresa deixou claro, no entanto, que esta decisão valerá apenas para o Windows 7 e não será aplicada às versões anteriores de seu sistema operacional.

A Microsoft avalia ainda a possibilidade de deixar a cargo dos fabricantes europeus de computadores a opção de instalar o Internet Explorer, caso o cliente assim deseje. Também salienta que os fabricantes podem adicionar, em conjunto com o IE, outros navegadores, como o Chrome, o Firefox e o Opera. Uma outra opção interessante seria, no momento da instalação do sistema operacional, deixar a cargo do consumidor, em uma tela específica, escolher qual navegador deveria ser instalado.

No entanto, há uma questão mais preocupante para a Microsoft: seus usuários anseiam por uma única versão do Windows, aos moldes do que já acontece com o Mac OS X. A proliferação de versões, timidamente iniciada com o Windows XP, ganhou ares épicos no lançamento do Windows Vista e o mesmo erro se repete agora, com o Windows 7. Já passou o momento, inclusive, de a empresa de Bill Gates ouvir os anseios de seus consumidores com um pouco mais de atenção.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Galeria de screenshots do build 10A380 traz mais refinamentos do Mac OS X 10.6 Snow Leopard; baixe seu wallpaper e o novo ícone do QuickTime X

Próx. Post

My Store Campinas realiza fóruns exclusivos sobre lançamentos da WWDC ’09, em conjunto com workshops sobre iPhone e iWork ’09

Posts Relacionados