O melhor pedaço da Maçã.

Mesmo com pequena queda, vendas de Macs foram maiores do que o esperado para maio

Ao analisar os dados reportados pelo NPD Group sobre as vendas de computadores durante o mês de maio, Gene Munster, analista da Piper Jaffray, afirmou que as vendas de Macs no quinto mês do ano ultrapassaram o esperado para os atuais tempos de crise, mesmo tendo caído 3% em relação ao mesmo período de 2008. Para ele, isso foi um bom sinal no meio de tantos outros negativos registrados pelas demais fabricantes de computadores pessoais.

Publicidade

MacBook Air com iPod touch

Munster esperava uma queda de pelo menos 4%, mas sua pior expectativa para maio era um tombo de 12%. Com base no desempenho da Apple nos últimos dois meses, ele espera que ela reporte números mais positivos do que a estimativa para o restante indústria no próximo trimestre fiscal: de 2,4 milhões de Macs vendidos no segundo trimestre de 2008, a sua aposta para 2009 é uma queda de apenas 9%, o que resultaria em cerca de 2,2 milhões de computadores da Maçã vendidos no segundo trimestre.

No entanto, ele destacou a abordagem da Apple em anunciar portáteis novos durante a WWDC ’09 como um fator capaz de fazer essa queda ser ainda menor para o terceiro trimestre fiscal. É importante lembrar que esses produtos deverão estar totalmente distribuídos pelo mundo nas próximas semanas.

Publicidade

Enquanto os Macs estão resistindo à crise muito bem, o mesmo não pode ser dito dos iPods, que tiveram uma queda de 18% nas vendas durante maio. O preço médio pago pelos tocadores da Maçã também caiu além do que se esperava, sendo agora contabilizado em 7,5%. Apesar de este valor ainda possuir chances de ser compensado com a promoção de volta às aulas da Apple, muitos preferem aguardar um novo evento musical da empresa para se aventurar a adquirir um novo iPod, o que costuma ocorrer entre setembro e outubro.

No final da análise, Munster manteve sua estimativa de preço por ação da firma de Cupertino em US$180.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Safari perde mercado na disputa entre browsers

Próx. Post

Apple Brasil detalha Programa de Atualização para o Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Posts Relacionados