Resenha: Media Reader ExpressCard Adapter, da Belkin

Esta viagem a San Francisco foi bem produtiva em compras — some um espírito consumista a um cartão de crédito no bolso, dá nisso. No final do mês, vem a bomba. 😛 Felizmente, estou super contente com o que adquiri, e aqui lhes trago mais uma resenha, desta vez do Media Reader ExpressCard Adapter, da Belkin.

Publicidade
Belkin Media Reader ExpressCard AdapterBelkin Media Reader ExpressCard Adapter

Não fui pra lá com planos de comprar este produto, mas segui a dica dos meus amigos da FingerTips e me dei muito bem. O adaptador é sensacional e custa bem menos do que eu esperaria: US$30 é o seu preço sugerido — paguei US$35 na Apple Retail Store (dá pra ver na segunda imagem acima), tá valendo.

“Ora, mas pra que serve o produto?”, você me pergunta. Bem simples: ele é um adaptador ExpressCard — que foi eliminado nos novos MacBooks Pro de 13 e 15 polegadas, mas continua no de 17 como o que eu comprei — que funciona como um leitor de múltiplos formatos de cartões de memória. Ou seja, enquanto a Apple embutiu um slot SD nas suas maquininhas, este é capaz de ler muito mais do que isso.

Publicidade

O Media Reader é compatível com 12 tipos de chips de memória flash: SD, MMC, MMCplus, MS, MS Pro e xD-Picture Card nem sequer precisam de adaptador. Com um (interno), ainda é possível usar microSD, miniSD, MMCmobile, RS-MMC, MS Duo e MS Pro Duo.

Media Reader ExpressCard Adapter

Media Reader ExpressCard Adapter

Publicidade

Olhando apenas para ele, aí em cima, logo você deve pensar que, quando inserido, ele não deve ficar nada bonitinho um MBP. Erro seu! 😉 O tamanho do adaptador é exatamente igual ao do compartimento interno do slot ExpressCard, ou seja, ele fica alinhado direitinho com a carcaça do laptop, veja:

Media Reader ExpressCard Adapter

Media Reader ExpressCard Adapter

Publicidade

Com isso, e como não tenho mais nenhum outro produto que seja ExpressCard, simplesmente o deixo espetado indefinidamente.

Se tudo isso ainda não te convenceu do quão bom o Media Reader é, deixa eu te contar um segredinho: ele é *muito* mais rápido e prático para transferir fotos, ao menos as da minha câmera — uma Nikon Coolpix P80. Eu poderia citar simplesmente a facilidade que é somente colocar o meu cartão SD ali, mas os números não negam: a transferência via cabo USB, nos meus testes, foi 13 vezes mais lenta (!!!) que pelo Media Reader.

Belkin Media Reader
Belkin Media Reader

Cabo USB convencional
Cabo USB convencional

Para chegar a esses números, esvaziei duas vezes o mesmo conteúdo da minha máquina usando o Aperture 2.1.3, primeiro com o cabo USB, depois direto pelo Media Reader. O total foi de 127 fotografias a 10,1 megapixels cada (compactadas em JPEG), totalizando 297MB. Como você pode ver acima, 27,9 segundos via Media Reader e mais de seis minutos pelo cabo USB.

De acordo com a Belkin, a velocidade máxima teórica do Media Reader é de 480Mbps (ou 60MB/s). O produto é compatível tanto com o Mac OS X quanto com o Windows 2000/XP/2003 Server.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…