Habilitando o tão esperado Compartilhamento de Internet (tethering) no iPhone OS 3.0 [atualizado]

18 - TetheringDesde o lançamento do iPhone, em meados de 2007, as duas coisas mais pedidas pelos usuários eram suporte a MMS e a possibilidade de usar o aparelho como modem.

Agora, com o OS 3.0, estas duas foram finalmente riscadas da lista de pendências! Mas nem tudo são flores: muitos já estão aproveitando e enviando mensagens multimídia para aqueles amigos chatos que comparavam nosso “precioso” celular a um chuchu ou pedra, mas e o compartilhamento de internet, mundialmente conhecido pelo seu termo em inglês — tethering —, por onde anda?

Como ainda não houve um pronunciamento das operadoras com relação a esta questão, muitos sites e blogs nacionais e internacionais estão divulgando métodos para matar a curiosidade de quem tanto esperou por isso. O MacMagazine testou algumas alternativas — como criação de perfiis e atualização dos ajustes da operadora — e resolveu publicar, de maneira simples, a que mais nos agradou. Quer usar seu iPhone 3G/3G S como modem de internet? Então vamos lá…

Permitindo atualizações de arquivos IPCC no iTunes 8.2

Se você ainda não tem esta versão do iTunes, baixe-a aqui. Agora, siga os passos:

  1. Encerre o iTunes, caso esteja aberto;
  2. Abra o Terminal (via Spotlight ou em Aplicativos » Utilitários);
  3. Copie e cole o seguinte comando:

[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.iTunes carrier-testing -bool TRUE[/code]

Pronto! 🙂 Com isso, não será mais preciso nenhuma versão beta do iTunes 8.2 (como foi mencionado em alguns sites).

Baixando o pacote de operadoras

Escolha a de sua preferência:

Salve o arquivo escolhido de preferência na pasta: ~/Biblioteca/iTunes/iPhone Carrier Support/.

Atualizando os ajustes da operadora

Estamos acabando! 😉

  1. De posse do pacote de sua respectiva operadora, conecte seu iPhone ao Mac via USB e abra o iTunes;
  2. Selecione seu aparelho no menu à esquerda, na lista de dispositivos;
  3. Pressione a tecla Option (Alt) e clique sobre o botão “Buscar Atualização”;
  4. Na janela que se abrirá, navegue até a pasta onde salvou o arquivo .ipcc baixado anteriormente e escolha-o;
  5. Aguarde um pouco e… pronto!
  6. Reinicie seu aparelho por via das dúvidas e vá conferir a nova funcionalidade no menu: Ajustes » Geral » Rede » Compartilhamento de Internet;
  7. Se for preciso informar os dados para MMS, confira as instruções neste artigo publicado anteriormente aqui no MM.
18-iphone_tethering0318-iphone_tethering0218-iphone_tethering0418-iphone_tethering01

Agora, se você for um usuário de iPhone que não mora no Brasil ou deseja criar seus próprios ajustes, existe uma solução mais fácil ainda (sem comando no Terminal): apenas acesse o endereço http://help.benm.at/ com seu iPhone 3G, escolha o arquivo MobileConfig desejado e siga as instruções em tela. Este site reúne os dados necessários de várias operadoras estrangeiras para ativar a funcionalidade, além de possuir um MobileConfig Creator. É bom deixar claro que a questão dos perfis (oferecidas por este e por diversos outros sites) é válida, mas a maioria precisa melhorar um bocado, pois habilita o tethering, mas perdem-se o Visual Voicemail (VVM) e o MMS.

Um detalhe que conversei com um amigo meu e acreditamos ter passado batido pela Apple é a maneira de desativar o compartilhamento. Não seria mais fácil e mais “Apple-like” apenas clicar sobre o menu azul e, com isso, ir direto pra tela com a opção de ativar ou desativar? Fica a dica, Steve! 😛

Caso tenha algum problema (como perda da funcionalidade MMS ou VVM) com este método que informamos, apenas repita o procedimento utilizando o arquivo .ipcc original de sua operadora. Para consultar os requisitos de sistema e tirar outras dúvidas, acesse este e/ou este artigo de suporte da Apple.

. . .

Atenção: lembre-se de que fazer uso desta funcionalidade (tethering) sem ter um plano de dados contratado com sua operadora de celular é suicídio! Depois não diga que não avisamos. 😀

. . .

[Fonte dos arquivos IPCC: Usando Apple.]

. . .

Atualização (22/06/09, à 1h35): arquivos IPCC  atualizados (aprimorados, testados e aprovados) de acordo com as observações dos leitores quanto ao desaparecimento  de determinadas funções.

Posts relacionados

Comentários