O melhor pedaço da Maçã.

Dell acusa Apple de “enganar” consumidores com comercial sobre seus notebooks “verdes”

Quando a Apple apresentou os novos MacBooks e MacBooks Pro unibody, ela lançou um comercial em que mostra todas as vantagens ecológicas que sua linha de notebooks possui. Para quem já se esqueceu dele, aí vai:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OFA0c6rZdEU[/youtube]

A Dell, que também adotou uma postura ecologicamente correta na construção de seus computadores, entrou com uma reclamação formal no The National Advertising Division of the Council of Better Business Bureaus (NAD), o órgão auto-regulador do mercado publicitário norte-americano, alegando que a sentença “The world’s greenest family of notebooks” (“A família mais ecológica de notebooks do mundo”) poderia levar os consumidores ao erro (ou má interpretação).

Segundo os questionamentos da Dell, o uso mais comum para o termo “família” pela indústria seria para representar um grupo particular ou um grupo de modelos, e não a uma linha inteira de notebooks como a Apple utiliza. Com isto, os consumidores estariam sendo levados a entender que a utilização do termo ecológico se aplicaria para todos os MacBooks produzidos, incluindo aí modelos atuais e os que já saíram de linha, que não teriam sido construídos com a sustentabilidade em mente — utilizando o MacBook branco como exemplo. A fabricante de PCs ainda reclama contra a Apple por ela utilizar a premiação ouro nos rankings da EPEAT, alegando que outros fabricantes também possuem esta mesma classificação.

Publicidade

Após ouvir ambas as partes envolvidas, a NAD concluiu que os consumidores “são capazes de entender que a ideia transmitida pela expressão ‘família de notebooks’ seria de uma linha de produtos e não de todos os produtos fabricados por uma empresa”.

O NAD recomenda apenas que a Apple modifique a afirmação de “família mais ecológica de notebooks do mundo” para “deixar claro que a base de comparação utilizada é entre todos os MacBooks e todos os notebooks fabricados por um determinado competidor”. Ele ainda sugere que a Maçã evite a utilização de “mais ecológica do mundo”, dado o potencial de hipérbole (overstatement).

Segundo Steve Dowling, porta-voz da firma de Cupertino, a empresa está satisfeita com a decisão da comissão. “A decisão do NAD é uma vitória clara para a Apple. O caso desafiou nossa afirmação ‘the world’s greenest family of notebooks e o NAD confirmou que os MacBooks são, realmente, a família mais ecológica de notebooks quando comparados a outras linhas de produtos fabricados por outras empresas.”

Publicidade

A página dos MacBooks Pro que fala sobre meio ambiente já mostra a adaptação feita pela Apple de acordo com as recomendações do NAD. No lugar de “family” (família), a empresa agora adota o termo “lineup” (linha). Mas a utilização da premiação ouro do EPEAT continua firme e forte.

[Via: TUAW.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Zipeg visualiza e expande arquivos compactados no Mac OS X gratuitamente

Próx. Post

WSJ: Steve Jobs submeteu-se a um transplante de fígado em Memphis há dois meses e recupera-se bem

Posts Relacionados