O melhor pedaço da Maçã.

Apple rejeita emulador legalizado do Commodore 64 na iPhone App Store

Motivada pela possibilidade de trazer jogos antigos para o iPhone OS, a Manomio trabalhou por um bom tempo em um emulador 100% funcional do Commodore 64 destinado à App Store. O projeto, desenvolvido de forma bem-sucedida, é totalmente legal: a empresa cuidou de assegurar as licenças para a sua comercialização junto à detentora dos direitos de uso da marca, a Killoo Apps, dentro de todos os guidelines de usabilidade da Apple. E, mesmo assim, o projeto não deverá ganhar a atenção de clientes na App Store por enquanto.

Publicidade

Preview do Commodore 64 para iPhone

Mais do que apenas garantir os direitos legais de comercialização, a Manomio cuidou de contatar a Apple Europa sobre o aplicativo que estava desenvolvendo. De acordo com o CEO da desenvolvedora, Brian Lyscarz, a filial da Maçã acolheu muito bem a ideia. Entretanto, ele sentiu-se frustrado ao enviar o trabalho para aprovação e depois receber um email de rejeição da App Store por contrariar uma das cláusulas do acordo de uso do SDK para a o iPhone OS:

Obrigado por enviar o C64 1.0 para a App Store. Revisamos o aplicativo e determinamos que não podemos publicar esta versão do seu aplicativo na App Store por violar o Acordo do iPhone SDK;

3.3.2 – Um aplicativo não pode instalar ou abrir outro código executável de nenhuma maneira, seja sem limitações por meio do uso de uma arquitetura de plugin ou usando outros frameworks e/ou APIs. Nenhum código interpretado pode ser baixado e usado em um aplicativo, a não que seja interpretado e executado pelas APIs documentadas e interpretadores integrados da Apple.

Apenas para fins de esclarecimento, o aplicativo foi rejeitado por ser capaz de executar jogos compilados na linguagem C64 BASIC, interpretada e nativa do hardware da Commodore. No entanto, se um aplicativo oficial para iPhone não pode conter esse tipo de funcionalidade, vários títulos que atualmente são populares na loja da Apple não deveriam ter sido aprovados, a exemplo de Sonic e Golden Axe (da Sega), que segundo Lyscarz não passam de emuladores que contêm as ROMs originais dos dois títulos empacotadas nos binários.

Publicidade

Após investir muito tempo e dinheiro em seus programadores, o que a Manomio vem tentando fazer é conseguir que a Apple reconsidere a decisão. Uma nota no blog da empresa pede aos usuários que divulguem o C64 1.0 via blogs ou tweets, a fim de, tornando o app popular, estimular a Apple a repensar o caso. Abaixo, vocês ficam com um vídeo do aplicativo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gUQH24c63g8[/youtube]

Além de recriar a experiência original dos jogos do Commodore 64, o aplicativo também traz salvamento automático, emulação do som original e um design inspirado no joystick e no teclado original do Commodore. Mas o pior mesmo é ficar sem a chance de ter acesso a um Commodore 64 direto do seu bolso, já que ele é algo que poucos tiveram a chance de usar no passado…

[Via: Touch Arcade.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Find My iPhone em ação: usuário encontra iPhone roubado

Próx. Post

Promoção-relâmpago: concorra a promo codes do Campeonato Brasileiro 2009 e do Papercraft! [atualizado]

Posts Relacionados