O melhor pedaço da Maçã.

AIM e BeejiveIM com suporte a notificações em push são liberados na iPhone App Store

Artigo escrito em colaboração com a Amanda Martins.

Publicidade

Parece que a Apple está realmente pronta para fazer o seu serviço de notificações push servir aos usuários com algo que realmente gera tráfego elevado. Acaba de ser liberada na App Store uma nova versão do AIM pronta para o iPhone OS 3.0, com suporte a notificações em segundo plano enviadas pela solução da firma de Cupertino.

Com esse tipo de serviço ativo, poderemos avaliar se o sistema da Apple realmente é capaz de suportar uma base grande de usuários. É importante lembrar que uma versão de pré-lançamento do aplicativo foi usada para testes do serviço antes da chegada do novo firmware e, pelo jeito, provou-se muito boa. Agora, vamos ver como nós, usuários finais, tiraremos vantagem disso no dia-a-dia.

Ao iniciar o AIM pela primeira vez, uma caixa de diálogo pergunta se você quer utilizar notificações push com ele. Ao aceitar, ele automaticamente adiciona uma nova opção no menu Notificações, dentro do aplicativo Ajustes. São suportados todos os três tipos de notificações propostos pela Apple: badges, sons e alertas em texto. Todos podem ser ligados e desligados ao gosto do usuário.

AIM 3.0 para iPhoneAIM 3.0 para iPhone

A partir daí, basta ir até as preferências da sua conta e habilitar o recebimento de notificações. Você pode até personalizar qual parte da mensagem será enviada para você, o que o ajuda a ver mais detalhes ou eliminar informações inúteis que o AIM pode enviar via notificações de texto.

AIM 3.0 para iPhoneAIM 3.0 para iPhone

Não sei se é devido ao serviço ter sido colocado em funcionamento hoje, mas o aplicativo mandou muito bem no envio de sons e badges no ícone da tela inicial. É praticamente automático, conforme percebi ao monitorar o estado do aplicativo no aparelho e pelo iChat. O único inconveniente para mim é que não consegui receber alertas de texto em nenhuma tentativa, o que me faz pensar que o serviço ainda tem algumas falhas a serem acertadas. Além disso, não estranhe se sua bateria for drenada mais rápido e o seu aparelho esquentar um pouco mais que o normal.

AIM 3.0 para iPhoneAIM 3.0 para iPhone

. . .

Publicidade

Além do AIM, o BeejiveIM também foi atualizado hoje, com suporte ao firmware 3.0 e notificações push. Diferentemente da solução da AOL, ele suporta um número muito maior de clientes de mensagens instantâneas, incluindo MSN e Google Talk. O procedimento para configuração de notificações é bem parecido ao do AIM:

23-beejeveim30-0623-beejeveim30-04

Além disso, foi possível notar vários refinamentos na interface, além de um layout com esquemas de cores atualizados e suporte a novos papéis de parede nas janelas de conversa — alguns muito bonitos, sem falar que você pode colocar qualquer imagem de que gostar.

23-beejeveim30-0223-beejeveim30-0923-beejeveim30-1023-beejeveim30-11

No caso do BeejiveIM, todos os tipos de notificações funcionaram muito bem, com mensagens de texto, badges nos ícones e alertas sonoros:

23-beejeveim30-0723-beejeveim30-0523-beejeveim30-0823-beejeveim30-06

Apesar dessas novidades, o BeejiveIM 3.0 veio com alguns problemas — talvez você intuitivamente tenha percebido em uma das imagens. 😛 A atualização da lista de amigos conectados ao iniciar o aplicativo está meio bugada: nem sempre ela mostra todos os nomes de uma vez, caso você tenha uma conta do MSN Messenger cadastrada. Além disso, alguns travamentos puderam ser notados durante algum tempo de uso, o que indica que o aplicativo também precisa de algumas correções depois do “banho de novidades” que levou.

Enquanto testávamos o aplicativo, nos deparamos com uma situação curiosa: O corretor ortográfico do iPhone pareceu não gostar do sistema da Microsoft:

23-beejeveim30-12

. . .

Após fazermos esses testes com essas duas novas soluções de mensagens instantâneas, vimos que a Apple aparenta estar fazendo um bom trabalho com o novo serviço de notificações, ao menos no que diz respeito a sanar a necessidade de processos em segundo plano para aplicativos que dependem de conexão com a internet.

Um aspecto legal que deve ser colocado aqui é que os aparelhos que usamos não tiveram nenhum problema com autonomia de bateria, antes ou depois de habilitarmos as notificações. Assim, esperamos que todos que tiveram sorte com o update da Apple façam bom proveito dessas funcionalidades.

[Dica do LedStyle e do Mário Martins, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Site publica tour em vídeo com algumas das novidades do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Próx. Post

AdMob e comScore traçam, juntas, o perfil de usuários de iPhones e iPods touch

Posts Relacionados