Dica do dia: mais coisas legais que o Dictionary do Mac OS X faz

DicionárioOk, é preciso ser muito nerd para se divertir com um aplicativo que não passa de uma lista ninja de palavras e definições, mas fazer o quê? Eu amo esse programa e não canso de me surpreender com ele!

Além das dicas que o Silvio Sousa Cabral abordou em um post passado, trago agora algumas informações adicionais que o pessoal do TUAW publicou recentemente:

Atalho para ver uma definição

Nem precisa selecionar a palavra: basta deixar o cursor do mouse sobre qualquer texto dentro de um aplicativo em Cocoa (como o Eclipse, de que falamos agora há pouco), apertar Ctrl + Command + D e boom!, uma janelinha aparece com a definição.

Dictionary - atalho de teclado
Fonte: Wikipédia, artigo sobre "Apple"

Para ter acesso a mais informações (como sinônimos no Thesaurus ou o artigo correspondente na Wikipédia), basta clicar no More… que aparece no canto inferior direito.

Biblioteca de imagens

Assim como a Alice, eu não curto livros sem figuras. O Dictionary, ao contrário do que muitos podem pensar, é cheio delas. Duvida? Vá a /Library/Dictionaries/New Oxford American Dictionary.dictionary/Contents/Images e veja por si só as 1.200 ilustrações presentes nele!

Dictionary - entrada ilustradaDictionary - ilustrações

Conhecimento enciclopédico

Este, eu ADOREI! Você sabia que existe um guia completo de gramática no dicionário do Leopard? Pois é, basta ir ao meu Go » Font/Back Matter e selecionar, por exemplo, Rules of English: Understanding Grammar.

Dictionary - guia gramatical

Esta é apenas uma das seções, dentre várias outras (há listas de nomes de países, elementos químicos, guias de pronúncia, de soletração, e por aí vai). E, claro, se surgir uma dúvida você pode clicar em qualquer palavra dentro do aplicativo para ir direto à definição dela.

Alguém faça isso com o Aurélio e eu morro de felicidade (sou mesmo muito nerd). 😉

[Obrigado ao Cristóferson Bueno pela dica do atalho de teclado!]

Posts relacionados

Comentários