Rumor: iPhone 3GS utiliza chipset PowerVR SGX mais potente que o do Palm Pre

PowerVR SGX
Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies

Mesmo com componentes bastante semelhantes, diversos testes comparativos entre o iPhone 3GS e o Palm Pre colocaram o smartphone da Apple com uma vantagem notoriamente superior em relação ao seu concorrente. O celular da Maçã possui essa vantagem porque a empresa escolheu um processador e um chipset gráfico mais potentes que os utilizados na construção do Pre.

Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies
Diagrama da arquitetura PowerVR SGX, da Imagination Technologies

Sabe-se que o smartphone da Palm utiliza o PowerVR SGX 530, um processador gráfico criado especificamente para handhelds. Até agora, a AnandTech acreditava que o iPhone 3GS tivesse o PowerVR SGX 520, um modelo inferior. Como é possível ver a seguir, a Imagination Technologies criou um leque bem amplo para os seus chipsets:

SGX520 (7MPolys/s, 250Mpx/s) for the handheld mobile market
SGX530/1 (14MPolys/s) for the handheld mobile market
SGX535 and SGX540 (28MPolys/s) for handheld high end mobile, portable, MID, UMPC, consumer, and automotive devices
SGX540 (1000M pix/s, 20-35MPolys/s)
SGX545
SGX555

Mas, ao que tudo indica, a Apple utilizou um modelo mais potente do PowerVR SGX, o que explicaria a performance superior em relação ao Palm Pre. Desenvolvedores encontraram extensões com o nome IMGSGX535GLDriver, o que indicaria que o chipset utilizado na verdade é o modelo construído para dispositivos “high end”.

Embora esta referência não seja um prova conclusiva, desenvolvedores comentaram no post da AnandTech afirmando que engenheiros da própria Apple teriam dito, durante a WWDC ’09, que o iPhone realmente utiliza o PowerVR SGX 535.

[Via: MacRumors.]

Posts relacionados

Comentários