iPhone poderá gravar vídeos em 1080p em breve

iPhone cameraRecentemente, descobriu-se que o iPhone 3GS possui um processador capaz de capturar vídeos em alta definição (HD) a 720p — mas que, por algum motivo, a Maçã limitou a apenas uma qualidade VGA (640×480 pixels).

Através de um comunicado realizado pela OmniVision — empresa que fornece a câmera de 3 megapixels para o smartphone da Maçã —, levanta-se a possibilidade de que o iPhone seja capaz de capturar vídeos em Full HD (1080p) já em 2010. A companhia anunciou ontem o OV5650, um sensor de imagem de 5 megapixels que é capaz de gravar vídeos a 1080p com 30 quadros por segundo (frames per second, ou simplesmente fps) ou a 720p com 60fps.

A OmniVision também produzirá o OV5653, um sensor de imagens criado especificamente para câmeras fotográficas e filmadoras. Ambos os componentes terão produção inicial na segunda metade de 2009, com distribuição previstas para poucos meses depois. A empresa espera que os primeiros telefones celulares cheguem ao mercado já no ano que vem.

O que resta a saber é se a Apple permitirá tanto poder ao seu smartphone. Atualmente a empresa deve limitar a qualidade de vídeo capturada devido a problemas de superaquecimento, consumo de bateria e armazenamento — convenhamos, vídeos em HD não são nada pequenos e o iPhone não possui um grande espaço interno, mesmo com 32GB… Sem falar que a conexão para enviar um vídeo desses para o YouTube ou MobileMe não ajuda muito, mesmo que eles sejam otimizados durante o processo.

Mas a possibilidade de poder ligar o iPhone diretamente a uma super televisão HDTV é mesmo muito interessante. 😀

[Via: Edible Apple.]

Posts relacionados

Comentários