O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16 restringe reprodução via HDMI em serviços de streaming, relatam usuários

How-To Geek
Adaptador Lightning para HDMI da Apple

Vários usuários têm relatado que, após atualizar seus dispositivos para o iOS/iPadOS 16, não conseguem mais transmitir vídeos protegidos por direitos digitais usando um adaptador de Lightning para AV Digital.

Publicidade

Provedores de conteúdo como Netflix, Amazon Prime e outros usam tecnologia de gerenciamento de direitos digitais (digital rights management, ou DRM na sigla em inglês) para proteger seus arquivos digitais, controlando o acesso e proibindo a cópia, compartilhamento e impressão de conteúdos — além garantir que eles estejam disponíveis apenas para assinantes.

No fórum de suporte da Apple, um usuário compartilhou seu relato, o qual foi publicado em outubro passado — o que indica que a questão ainda não foi solucionada com a versão mais recente dos sistemas.

O adaptador Lightning para HDMI não funciona mais após a atualização do iOS 16. […] Outro telefone funciona, mas não aquele atualizado para o iOS 16. Por exemplo, a Netflix espelha do telefone para a TV e reproduz o trailer, mas assim que clico em reproduzir, a tela fica preta e diz agora reproduzindo na sua TV. Mas não está reproduzindo nada. Como posso corrigir esse problema? Obrigado.

Um usuário do Reddit disse que a Netflix confirmou o fim do suporte a HDMI no iOS 16 para transmitir conteúdo restrito por DRM na Apple TV.

Publicidade

Acabei de conversar com o suporte da Netflix sobre o HDMI não funcionar no iOS 16. Eles declararam que tomaram a decisão de não oferecer mais suporte ao HDMI. Para aqueles de nós que moram longe e mesmo a apenas 19 quilômetros da cidade, mas não conseguem acessar a Internet, o telefone é o que eu uso para assistir. Espalhe a palavra e, se você não gostar, cancele. Eu sei que vou. A ação deles já está caindo.

Além disso, a limitação também é vista em outros aplicativos de streaming, como Amazon Prime Video e HBO Max. Outro usuário escreveu no fórum de suporte da Apple o seguinte:

Estou tendo os mesmos problemas com streaming Netflix, Prime Video, HBO Max, etc. Também atualizei para o iOS 16.1, sem nenhuma “correção” bem-sucedida. Estou usando um adaptador Lightning para HDMI certificado pela Apple. Eu tentei usar todos os SEIS dos meus dongles Lightning certificados da Apple para HDMI com zero sucesso em cada um.

A limitação é observada apenas em vídeos, de forma que usuários ainda podem espelhar suas telas de iPhone e iPad na Apple TV usando um adaptador HDMI para fotos, conteúdos estáticos, entre outros.

Eu tenho um problema semelhante com a maioria dos meus aplicativos de streaming. Usar o adaptador Lightning para HDMI funciona bem para espelhamento de tela, como usar o Google, fotos e conteúdo estático, mas não para vídeo. […] A maioria dos meus aplicativos de streaming é reproduzida, mas está instável e não tem áudio. Parece que isso aconteceu depois que atualizei para um iPhone 14 com ios16 [sic]. Tudo funcionava muito bem anteriormente, iPhone 11, ios15.7 [sic]. Ajuda?

Vale notar que o protocolo de gerenciamento de direitos digitais recebe atualizações que ajudam a melhorar a eficiência da tecnologia — mas, ao mesmo tempo, essas mudanças podem afetar a reprodução de conteúdos protegidos em alguns dispositivos, como parece ocorrer no caso em questão.

Publicidade

Embora isso possa ser um beco sem saída, uma boa notícia (a quem convir) é que ainda é possível reproduzir esses conteúdos em iPads com USB-C em monitores externos com o adaptador multiporta da Apple — mas isso também pode ser restrito em algum momento.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

SKFP apresenta teclado com trackpad retrátil para iPad

Próx. Post

Apple lança audiolivros narrados por inteligência artificial

Posts Relacionados