O melhor pedaço da Maçã.

Firefox poderá chegar ao Android

De acordo com a CNET, a Mozilla está considerando a possibilidade de portar sua versão do Firefox para dispositivos móveis (conhecida como Fennec) para a plataforma móvel do Google. Nas primeiras versões do Android isso não seria possível, já que os aplicativos distribuídos para ele até hoje rodam sobre uma máquina virtual baseada em Java; no entanto, a iniciativa da gigante de buscas em abrir um kit de desenvolvimento nativo na última semana pode fazer com que esse projeto vire realidade.

Publicidade

Fennec

Segundo Jay Sullivan, vice-presidente da área móvel da Mozilla, um SDK nativo dá a ela o necessário para portar o Fennec para o Android. “Desenvolvedores estão de olho no kit para ver se ele provê as capacidades necessárias para levar o Fennec ao Android”, disse ele. “Penso que nossa comunidade estaria interessada em fazê-lo, pois o Android aparecerá em outros smartphones capazes de entregar uma boa experiência de navegação”, completou.

Há cerca de um ano, quando a plataforma móvel do Google começou a se popularizar entre desenvolvedores, tal declaração ainda não poderia ser feita, pois o sistema não possuía as interfaces de programação necessárias para a Mozilla iniciar o projeto. Desde que o primeiro G1 foi vendido, usuários só conseguem acessar a web tendo o Android browser como navegador. Baseado em WebKit, ele é um correspondente móvel do Chrome para a gigante de buscas.

Publicidade

Dentro do desenvolvimento nativo, a desenvolvedora do Firefox terá de lidar com outras complicações que os atuais vendedores de aplicativos no Android Market nem se dão conta, o que pode dificultar a distribuição do Fennec em múltiplas arquiteturas de hardware dentro da plataforma, mas ao mesmo tempo oferece maior flexibilidade para o aplicativo tornar-se tão sólido e veloz quanto o navegador nativo do Google.

Para a Mozilla, entrar em mais uma plataforma móvel é uma ótima ideia para acelerar sua popularização. Segundo Sullivan, a empresa também está interessada em propagar o navegador a netbooks rodando Windows ou Moblin, sendo a adição ao Android no seu estado atual uma oportunidade única de aproveitar o crescimento deste sistema móvel no mercado. Enquanto esses planos ainda estão em desenvolvimento, o Fennec está se movendo lentamente para mais plataformas: hoje, por exemplo, a sua desenvolvedora abriu a sua segunda versão alpha com suporte a Windows Mobile.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: MacMedics apresenta iPhone 3G falso comprado no eBay

Próx. Post

Sun VirtualBox: boa alternativa de máquina virtual

Posts Relacionados