Google reposiciona marcadores (labels), esconde os menos usados e finalmente habilita drag & drop

Logo do Gmail

Eu tava sentindo falta de um anúncio bombástico do Google para o Gmail. Demorou, mas chegou: a gigante de Mountain View anunciou hoje grandes mudanças em todo o seu sistema de marcadores (labels), envolvendo reposicionamento, sistema inteligente e o tão esperado arrastar e soltar (drag & drop).

Labels no Gmail

Aonde eles foram?!

Até hoje, os seus marcadores ficavam numa caixinha separada, provavelmente abaixo ou acima do chat integrado ao Gmail. Com a mudança, a lista de labels passa a integrar o menu principal do serviço, no canto superior esquerdo.

Alguns marcadores sumiram!

Calma, prezado navegante. 🙂 O Gmail agora só se tornou mais inteligente, escondendo os marcadores menos usados:

Labels no Gmail

Ainda assim, você pode forçar que ele esconda determinado marcador sempre, ou fazer o contrário: manter um ou mais sempre visíveis no seu menu.

Labels no Gmail

Tudo está acessível pelo menuzinho que se abre ao clicar na cor do label à sua esquerda, mas se você preferir pode fazer alterações em massa pelas Configurações (Settings) do Gmail.

Drag & drop, aê!!

Esta novidade por si só já matará pedidos incansáveis de zilhões de usuários do Gmail pelo mundo. Agora é possível arrastar mensagens (sim, no plural; uma ou mais, tanto faz) para marcadores, tal como se pode fazer com pastas no Finder do Mac OS X. A ação é idêntica ao “Move to”, isto é, o Gmail adiciona o marcador e arquiva a mensagem, retirando-a da Caixa de Entrada (Inbox).

Labels no Gmail

Mas o Google não parou por aí. 😉 O processo inverso também funciona, ou seja, você pode arrastar um marcador para cima de uma mensagem, fazendo assim o mesmo da ação do botão “Label”. Tal como o anterior, se múltiplos emails estiverem selecionados, todos serão afetados.

Labels no Gmail

Dica final: se você arrastar um marcador para o link “more” no menu, ele passa a ficar escondido. Atalhozinho que pode ser útil para uns e outros. 😉

Fim do Gmail Lab “Right-side Labels”

Com todas essas novidades, o Google anunciou hoje também que está aposentando o experimento “Right-side Labels” do Gmail Labs — é a primeira vez que ele faz isso. Diante da reorganização dos marcadores, essa opção se tornou irrelevante.

Ainda não vejo nada disso!

Apressado come cru, o artigo ainda não acabou! 😛 O Google está habilitando todas as mudanças no Gmail durante o dia. Se no seu elas ainda não estiverem visíveis, tente atualizá-lo mais tarde.

Posts relacionados

Comentários