O melhor pedaço da Maçã.

Douglas Fischer anuncia seu primeiro app para iPhones/iPods touch, o Sorteando [atualizado]

Nosso leitor e desenvolvedor Douglas Fischer anunciou hoje o lançamento do seu primeiro aplicativo para iPhones/iPods touch, o Sorteando. O nome já diz muito bem para que ele se destina, e o bacana é que pode fazer sorteios de números, pessoas, grupos ou dados.

Publicidade
Sorteando no iPhoneSorteando no iPhoneSorteando no iPhoneSorteando no iPhone

A interface do app é bem simples e ele não conta com nada mirabolante, animações ou alguma usabilidade especial, mas cumpre o que se propõe muito bem, e rápido (por ser bastante leve). Considero a ideia do Douglas um ponta-pé inicial muito bom e torço para que ele só evolua daqui pra frente, como já vimos acontecer com outros programadores brasileiros.

O sorteio de números oferece um slider de 2 a 300 que, justamente por esta variação, às vezes dificulta um pouco você soltar o dedo exatamente no número que pretende. Os grupos (de dois a cinco) eu demorei um pouquinho pra entender, idem. Já dos dados (de um a cinco), não tenho como me queixar, mas a gente sempre espera uma animaçãozinha 3D da vida, é claro. 🙂

Publicidade

A área de pessoas (quantas quiser) é legal, mas a parte superior, com a seta para direita que oferece mais opções, é um tanto confusa. Eu deixei pra falar dela em separado porque, curiosamente, o Sorteando foi negado pela Apple há duas semanas porque tinha um ícone de seta *absurdamente* diferente do que ela acabou aprovando mais tarde, veja:

Segundo a Apple, este ícone deve ser usado para troca de tela na horizontal.
Segundo a Apple, este ícone deve ser usado para troca de tela na horizontal.

“Muitas melhorias estão para chegar ao Sorteando. Elas incluirão solução de pequenos bugs, melhorias na interface e novos recursos”, adianta o Douglas. “Provavelmente uma nova versão será enviada para Apple dentro de duas semanas. Aguarde pela possibilidade de sortear os dados individualmente, definir com maior precisão o número máximo a ser sorteado [oba!] e um melhor gerenciamento das pessoas a serem sorteadas. Persistência dos nomes ao fechar o app também está nos planos.”

O Sorteando requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e custa US$1 na App Store (~100KB).

XT3 Studios

O Douglas está atualmente fundando a XT3 Studios, com foco no desenvolvimento de entretenimento móvel, através dos celulares da nova geração, como iPhone, Android, Palm Pre, BlackBerry, etc. A companhia já conta com parcerias de agências de publicidade, destinadas a cuidar da parte gráfica dos seus apps.

Publicidade

Outros projetos da XT3 para iPhones/iPods touch já estão em desenvolvimento e deverão chegar em breve à loja da Apple.

Promoção-relâmpago: concorra a três promo codes do Sorteando!

Desta vez, a promoção *não* será relâmpago. 🙂 Atendendo a um pedido do Douglas, usaremos o próprio Sorteando para definir os três ganhadores dos códigos promocionais deste post. Para participar, basta gritar “Eu quero!” nos comentários, como de praxe preenchendo os campos respectivos com seu nome completo e um email válido — caso contrário você será desclassificado. Ah, claro: um comentário por nome, email e IP somente, senão os outros ficam em desvantagem.

Todos os que comentarem daqui até as 22h30 de hoje (ou seja, daqui a cerca de quatro horas e meia) participarão do sorteio, que será filmado e publicado aqui. Faremos a contagem do vencedor de cima para baixo, na ordem dos comentários no site. Caso você não ganhe, fique ligado no Twitter do Douglas (@DougDiskin), porque ele pretende realizar novas promoções por lá.

Sorteando na App Store

Caso você seja o ganhador e não saiba como resgatar o seu promo code, confira esta vídeo-aula sobre iTunes Gift Cards — o processo é exatamente o mesmo. E, depois de baixar ou comprar este aplicativo, não esqueça de apoiar a iniciativa nacional e escrever uma avaliação sobre ele na App Store.

Publicidade

Boa sorte! 😉

Atualização (8/7/09 às 0h10): como prometido, aqui está o vídeo do sorteio, pessoal! 😉

YouTube video

Após conferência dos sorteados, felizmente consegui chegar nos três nomes válidos: Guilherme Amorim, Nicholas Guilhon e Marcelo Melo, parabéns! 😀 Aos outros três, da próxima vez leiam direitinho as regras da promoção, ok? 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Intel apresenta nova plataforma móvel para fabricantes, prometendo avanços em gráficos integrados

Próx. Post

CrystalClear Interface, um aplicativo para customizar o visual do Mac OS X

Posts Relacionados