Apple poderá descontinuar suporte ao WebObjects no Mac OS X 10.6 Snow Leopard Server

WebObjectsO Snow Leopard Server oferece novidades interessantes para o setor corporativo, porém ele também pode marcar o final de alguns recursos presentes no sistema da Apple há bastante tempo. Um deles, o WebObjects, aparenta estar sendo totalmente descontinuado pela empresa para distribuição externa, sendo reservado exclusivamente aos seus serviços online.

O WebObjects (link para a Wikipédia) é um framework destinado a desenvolver e distribuir aplicações web através de uma base implementada em Java. Ele foi desenvolvido dentro da NeXT e custava aproximadamente US$50 mil por licença de distribuição, até ser adquirido pela Apple em 1996. Estando incluso no Mac OS X Server desde o seu período de desenvolvimento, a companhia passou a ofertá-lo por US$700 em 2001, até integrá-lo às suas ferramentas de desenvolvimento em 2005, quando já não era mais pago.

A princípio, o produto era bem sucedido na NeXT, mas ao ser relançado com um produto da Apple, o interesse corporativo nele começou a diminuir aos poucos. Na primeira metade desta década, ela o utilizou intensamente nos seus serviços online, especialmente na infraestrutura da iTunes Store. No entanto, o uso do framework nas suas demais ofertas online também vem caindo, estando hoje limitado aos servidores de autenticação e bancos de dados.

Apesar de bastante utilizado pela Apple, o WebObjects já foi mais integrado a tecnologias nativas do Mac OS X do que é hoje. Ele já foi baseado em Objective-C, então hoje seria algo fácil de compreender para qualquer desenvolvedor do sistema da Maçã — e quem sabe não estaria mais sintonizado com ele.

Desenvolvimento com WebObjects usando Xcode. Imagem: Wikipédia
Desenvolvimento com WebObjects usando Xcode — Imagem: Wikipédia

Todavia, ao ser portado para Java, em 2000, abriu-se a possibilidade de ele ser distribuído em qualquer servidor baseado no Mac OS X — quando era possível usar até Java dentro de aplicações em Cocoa —  ou não. Os cinco anos seguintes fariam o framework perder espaço no mercado, a ponto de fazer a Apple descontinuar o suporte a ele nas suas próprias ferramentas de desenvolvimento, em 2005. Junto dele, também foi excluído o suporte a Java dentro de aplicativos nativos.

Na atual versão do seu sistema corporativo, o WebObjects ainda faz parte dos seus CoreServices. Mas referências a ele, segundo rumores, não mais existem no Snow Leopard. Apesar de todas as suas bibliotecas ainda estarem inclusas em cada instalador do Xcode, ele requer um IDE adicional (Eclipse) e um plugin (WOLips) para ser usado no desenvolvimento.

[Via: AppleInsider.]

Posts relacionados

Comentários