O melhor pedaço da Maçã.

Patentes da Apple mostram novidades futuras para o iPhone OS em diversas áreas

Em sete novas patentes registradas nos Estados Unidos, a Apple propõe aprimoramentos e novidades interessantes para a sua plataforma móvel, algumas delas fáceis de serem implementadas pela companhia. No entanto, uma delas, relacionada com a identificação de objetos através da câmera, requer um potencial tecnológico maior nos aparelhos para se tornar realidade em um produto final.

Publicidade

iPhone 3G S

A proposta da Apple nessa primeira questão é oferecer mais um aplicativo integrado aos aparelhos, conhecido na patente como “ID App”. Ele daria aos usuários a possibilidade de identificar o ambiente em que estão (ou deixar que fosse reconhecido automaticamente através do GPS), preparando em seguida bases de dados correspondentes a ele para uso no reconhecimento de objetos em imagens.

09-patent-090709-1

A câmera poderia tirar vantagem de várias tecnologias diferentes, como tags RFID para identificar um objeto usando dados de fontes externas, que poderiam ser integrados aos metadados da própria imagem. A adaptação ao ambiente seria precisa a ponto de o aparelho usar técnicas de captura por meio de um dispositivo infravermelho, facilitando a tarefa em ambientes escuros.

. . .

Publicidade

A segunda patente refere-se a habilitar acesso aos voicemails enviados pelo usuário, além de permitir que ele ouça aqueles mandados para a sua secretária eletrônica. Técnicas de gravação seriam empregadas automaticamente quando o aparelho reconhecesse um sistema de voicemail em uma ligação, gerando um arquivo de áudio que seria corretamente encadeado em um histórico de mensagens enviadas.

Patente da Apple para o iPhone

São sugeridas três metodologias de implantação desse recurso: no próprio aparelho, através da operadora, ou em uma combinação das duas técnicas anteriores. Obviamente, a terceira é a mais indicada para isso, mas dependeria da vontade de muitos parceiros da Apple pelo mundo, aplicando-se ao iPhone.

Publicidade

. . .

Publicidade

Conteúdo pré-adquirido para os aparelhos também é algo que está sendo estudado pela Apple. Tal recurso também se aplicaria aos iPods, em que o usuário seria capaz de selecionar, no momento da compra, o que ele gostaria de receber junto do seu novo gadget.

Patente da Apple para o iPhone

De fato, nada viria necessariamente pré-carregado em nenhum iPod ou iPhone. Durante a fabricação deles, arquivos de metadados seriam integrados ao seu software, que cuidariam de fazer o download do conteúdo após a ativação dos aparelhos no iTunes. Somado a parceiras para a concepção de aparelhos assinados por bandas famosas (como já foi feito com o U2 no passado), esse recurso seria bem-vindo.

. . .

Mais duas patentes sugerem aprimoramentos para o aplicativo Mensagens (Messages). A primeira aborda a aplicação de restrições parentais para evitar envio de SMSs contendo qualquer vocabulário chulo:

Patente da Apple para o iPhone

A segunda, por sua vez, sugere um sistema para o aparelho determinar quando uma mensagem foi recebida pelo destinatário ou não. Assim, o aplicativo ofereceria a possibilidade de ela ser reenviada, eliminando o trabalho de o usuário ter de compô-la novamente. Alguns modelos de aparelhos já oferecem esse recurso no mercado, mas a proposta da Apple é mais intuitiva e integrada aos serviços do iPhone.

Patente da Apple para o iPhone

. . .

A penúltima aplicação propõe suporte à modulação de voz na execução de áudio. Trata-se de uma forma de o aparelho compilar múltiplas vozes para situações diferentes, algo que pode até ser manipulado por desenvolvedores. Mas, para o usuário final, seria interessante na execução de audiobook, na qual a voz da narração poderia mudar quando o gadget estivesse sendo manuseado por uma criança, por exemplo.

Patente da Apple para o iPhone

. . .

Por fim, é proposta uma interface extra de visualização de letras de músicas, capaz de ser mostrada em overlay, sobre o conteúdo exibido nos gadgets. Ao contrário do suporte atual, esta implementação estaria acessível em qualquer área deles, incluindo aplicações de terceiros.

Patente da Apple para o iPhone

[Via: MacRumors e AppleInsider.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple sobe para a 253ª posição no ranking Fortune 500 [atualizado]

Próx. Post

“Office 2010: The Movie”, confira o trailer :-P

Posts Relacionados