Google implementa “My Location” no Mobile Safari

O Google anunciou agora há pouco a disponibilidade do recurso My Location para usuários do Mobile Safari no iPhone OS 3.0, diretamente na sua página inicial móvel. Demonstrado na I/O 2009 e posteriormente lançado no Google Maps, ele permite aos usuários determinarem suas localizações por meio do browser, algo interessante para ajudar você a se situar em lugares que pouco costuma visitar.

My Location no Mobile SafariMy Location no Mobile SafariMy Location no Mobile SafariMy Location no Mobile Safari

Ao contrário do Safari no desktop, o recurso dispensa a instalação de qualquer plugin na versão mobile do navegador. Em vez disso, ele se junta ao Firefox e ao Chrome oferecendo a API de Geolocalização W3C, que manda o browser coletar os endereços dos hotspots Wi-Fi mais próximos de você e consultar a localização global deles em um banco de dados da Skyhook para triangular a sua posição atual. Dependendo da precisão desse banco de dados, a informação retornada pode não ser muito útil.

No caso do Mobile Safari, são necessárias duas confirmações do usuário para sua ativação: uma ao Core Location do iPhone OS, que gerencia de forma global os serviços de localização em todos os aplicativos, e outra ao Safari, para dar a ele permissão de “achar” você. Caso se importe muito com a sua privacidade, fique tranquilo: tanto o aparelho quanto o navegador apenas vão determinar sua longitude e latitude se você quiser assim, nos dois alertas ilustrados acima. Do contrário, nada acontece.

Com o recurso oficializado, agora só resta esperar pelo Google Latitude, o qual já sabemos que será completamente web based no iPhone OS.

Posts relacionados

Comentários