O melhor pedaço da Maçã.

Time de desenvolvimento do WebKit oficializa suporte a transformações em 3D com quatro novas demonstrações

WebkitComo já sabemos, os nightly builds do WebKit suportam transformações em 3D nas suas versões mais recentes para o Mac OS X 10.5 Leopard ou 10.6 Snow Leopard. Hoje, o time de desenvolvimento do projeto anunciou oficialmente a novidade em seu blog oficial, que permite a desenvolvedores web posicionarem objetos nos seus sites dentro de um espaço tridimensional, usando poucas linhas de CSS.

Publicidade

Infelizmente você não poderá visualizar nenhum conteúdo produzido com esses recursos se estiver no Tiger e no Windows — o artigo publicado deixa isso claro logo no início. Mas se o seu sistema for um dos suportados, basta ir à página de nightly builds do WebKit Open Source Project e baixar a última versão — no exato momento em que escrevo este post, a mais recente é a r45980.

Com o lançamento oficial, o pessoal responsável pelo WebKit desenvolveu um conjunto de novos exemplos para demonstrar as tecnologias. Apesar de não serem tão ousados em alguns aspectos quando o projeto de Charles Ying (mostrado no artigo anterior), eles procuram expor todos os detalhes das transformações 3D no browser, combinados com animações e translações para resultados ainda mais agradáveis aos olhos.

O artigo completo detalha todas as funções que podem ser aplicadas. Além de novos atributos para as já existentes, como translate, rotate e scale, o suporte tridimensional é complementado por novos elementos, como perspective (perspectiva) e matrix (matriz), para as composições atingirem resultados mais ousados e precisos. Ademais, uma propriedade opcional permite ocultar o lado oposto dos objetos, caso um determinado experimento não tenha necessidade de ter seus objetos rotacionados por completo, aos olhos do usuário.

Publicidade

Como apenas falar não adianta para vocês conhecerem o potencial desse recurso, gravei um vídeo com as demonstrações publicadas hoje pelo time de desenvolvimento do WebKit. Assim, você não precisa instalar um nightly build em seu Mac para vê-las funcionando, caso não queira:

YouTube video

Se estiver com uma versão recente do navegador instalada, os links das demonstrações estão a seguir, na ordem de exibição do vídeo acima:

Para mais informações, a documentação oficial sobre efeitos visuais do Safari foi atualizada com esses recursos e está disponível para visualização (ou download em PDF) na comunidade de desenvolvimento da Apple. O material é bastante detalhado, sendo leitura obrigatória para os interessados em trabalhar com transformações 3D em CSS. Não se esqueça, ainda, de que tudo isso está em processo de padronização, então é uma questão de tempo até que possamos trabalhar com a novidade no Firefox ou no Opera, por exemplo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aprenda como figurar nos Top 10 da iPhone App Store

Próx. Post

Mozilla lança primeira atualização para a nova geração do Firefox, agora na versão 3.5.1 [atualizado]

Posts Relacionados