O melhor pedaço da Maçã.

Time Warp complementa o Time Machine, armazenando seus backups na “nuvem”

Time WarpCom o Mac OS X 10.5 Leopard, além das inúmeras opções de backup com ótima qualidade disponíveis por aí, temos uma integrada ao sistema de forma bastante interessante, que torna esse processo tão trabalhoso quanto comprar um HD externo. Contudo, um dos motivos pelo qual fazemos cópias de segurança do que temos em nossos Macs é podermos proteger esses dados do perigo, que vão desde uma simples falha eletrônica interna até o desaparecimento do seu hardware num roubo. Julgando que isso também pode acabar com seu disco de backups, o que fazer para protegê-los de maneira redundante?

Publicidade

Melhor do que simplesmente “fazer backup do backup”, a proposta principal é mandar seus dados para um serviço de armazenamento virtual — há vários por aí, todos com seus prós e contras. Sem dúvida alguma, é uma proteção extra para seus dados, e que pode conviver super bem com o Time Machine graças ao Time Warp, da Jumping Bean Software.

Time Warp

O aplicativo permite que você adicione uma camada extra de proteção ao seu backup local, fazendo cópias de segurança dele para um serviço de armazenamento online. Mais especificamente, trata-se do Simple Storage Service (S3), provido pela Amazon.com, que não apenas oferece ótimo custo/benefício, mas também apresenta uma excelente performance e opção de criptografia AES de 256 bits, para uma maior segurança.

Time Warp

Mesmo com preços razoáveis, o volume de transferências e capacidade de armazenamento mensal necessários para manter sua vida digital preservada na “nuvem” podem fazer com que você tenha uma bela surpresa na fatura do cartão de crédito. Para evitar isso (ou ao menos amenizar a coisa), o Time Warp permite que você filtre certas pastas de arquivos e comprima outras. Além disso, é possível monitorar os preços necessários do Amazon S3 pelo próprio programa, então você sempre ficará ciente de quanto pagar (ou não :-P).

Time Warp

Time Warp

Tudo isso é muito bom, mas também apresenta suas complicações. Backups online podem ser vantajosos ao oferecer maior segurança contra falhas, mas ao mesmo tempo não são acessíveis para muitos usuários, principalmente em função da grande largura de banda necessária para enviar esse conteúdo todo para qualquer lugar. Assim, para uma alternativa como essa se tornar ainda mais popular e praticável, é necessário que as estruturas de banda larga também fiquem melhores e mais acessíveis.

Time Warp

O Time Warp, em sua fase beta, está sendo oferecido gratuitamente, mas após isso ele será vendido por US$25. Trata-se de um binário universal, compatível apenas com o Mac OS X 10.5 ou superior, porém um Mac com processador Intel é recomendado para usá-lo.

[Via: TUAW.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Skype para Mac ganha atualização e chega à sua versão 2.8 final

Próx. Post

Sosumi registra informações de localização enviadas por meio do GPS do iPhone no Yahoo! Fire Eagle

Posts Relacionados