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Novas histórias de desenvolvedores ficando ricos com a App Store pipocam pela web

Steve Jobs e App Store: boom!

No começo de agosto, falamos sobre o caso da Eliza Block; depois, no final de setembro, revelamos o faturamento do criador do jogo Trism. Nesta semana, a Newsweek publicou mais histórias sobre desenvolvedores que estão ficando ricos com projetos publicados na App Store.

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Steve Jobs e App Store: boom!

Ge Wang é um desenvolvedor da Smule, criador de uma série de programinhas de US$1, dentre eles o Ocarina, do qual falamos no começo de novembro. Seu instrumento virtual de sopro já foi baixado mais de 400.000 vezes na loja da Apple em menos de um mês e continua na lista dos Top 10 apps pagos para o iPhone. A expectativa dele é de que sua companhia gere algo próximo de US$1 milhão, só em 2008.

A Pangea Software obteve tamanho sucesso na App Store que abandonou completamente o desenvolvimento de títulos para Mac, focando-se agora apenas em iPhones/iPods touch. Jogos como Nanosaur 2, Cro-Mag Rally e Enigmo gerarão cerca de US$5 milhões em faturamento para a empresa este ano. De acordo com Brian Greenstone, fundador da Pangea, só nos últimos quatro meses e meio ela gerou mais lucro em vendas no varejo do que todos os aplicativos da Pangea para Mac nos últimos 21 anos juntos! “Um moleque pode criar um pequeno aplicativo no seu quarto e gerar, literalmente, milhões de dólares”, disse ele.

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É claro que fazer sucesso dessa forma não é pra qualquer um, mas os casos citados com certeza são bastante empolgantes. Não é à toa que Steve Jobs afirmou, há um tempo, “que nunca viu nada parecido na sua carreira.” No começo deste mês, o 300.000.000º software foi baixado de lá.

Imagine só, para a Apple, o quanto isso está representando. Ela fica com 30% do faturamento de *todos* os aplicativos pagos comercializados na App Store. Apesar de muitos serem gratuitos, existem diversos títulos que custam por volta de US$10. Façam suas contas.

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