Toshiba acelera produção de chips de memória NAND flash para a Apple

Na terça-feira passada, quando divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal de 2009, a Apple anunciou um grande acordo com a Toshiba, no qual já foram pagos US$500 milhões em adiantamento para uma parceria de longo prazo envolvendo o fornecimento de memórias NAND flash para dispositivos portáteis da firma de Cupertino. Hoje em dia, tais componentes são usados em todos os iPhones e iPods, exceto o classic — que pode estar com os dias contados.

De acordo com uma matéria de hoje do DigiTimes, no mês de agosto a Toshiba irá “acelerar” a produção de chips flash, provavelmente para atender a uma grande (e nova) demanda da Apple. Imaginando que uma nova linha de iPods chegue em setembro, o boato faz muito sentido. Aliás, considerando a chegada da tão falada da iTablet, a coisa fica ainda mais interessante.

Memórias NAND flash da Toshiba

O jornal chinês afirma que a Toshiba chegará a 90% da capacidade total de suas fábricas com a mudança. Ainda assim, espera-se que a Apple firme novos acordos semelhantes com outras fornecedoras, visto que em 2005 ela pagou US$1,25 bilhão a Hynix, Intel, Micron, Samsung Electronics e Toshiba com parcerias que expirarão no ano que vem.

Estima-se que a Apple utilize 3% de todo o armazenamento em memórias flash do mundo. “Nós vemos flash como um componente chave [para a Apple], porque, como vocês sabem, nós o utilizamos em diversos dos nossos produtos”, afirmou Tim Cook, executivo-chefe de operações (COO) da Maçã.

Posts relacionados

Comentários