O melhor pedaço da Maçã.

Gmail for Mobile ganha função automática para encurtar links, com algumas peculiaridades

Logo do Gmail

Tendo em mente que reduzir a quantidade de caracteres inúteis nas mensagens é primordial para uma boa experiência de leitura, o Google apresentou hoje no seu Gmail for Mobile uma novidade interessante na composição de emails: trata-se do recurso de Smart Links (links inteligentes), que permitem ao web app não só reduzir a quantidade de caracteres necessários para se inserir um link numa mensagem, mas também oferecer mais informações prévias sobre o que há na página de destino.

Publicidade
Gmail com Smart LinksGmail com Smart Links

O funcionamento disso é simples e tem base na mesma tecnologia empregada no já popular chat online do Gmail. Ao identificar um link comprido, ele cuida do processo de encurtá-lo (para reduzir o tamanho da mensagem) e transforma o seu texto alternativo em informações sobre ele, da melhor forma possível. As imagens acima mostram isso com clareza: repare no exemplo de como a URL enorme, à esquerda, é convertida na mensagem à direita.

No momento, a novidade suporta links do Google Maps, Google Sites e YouTube, mas extensões para o Google Docs já estão sendo planejadas e deverão ir ao ar em breve. Ainda não sabemos se desenvolvedores web poderão oferecer suporte a esses Smart Links em seus sites, mas a previsão dada nesse lançamento é bastante animadora para os que dependem da visualização de emails mesmo quando estão longe do desktop ou laptop. O Gmail for Mobile está disponível para o Mobile Safari e para Android browser, por enquanto apenas em inglês.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: iPhone 3GS sendo aberto em stop motion

Próx. Post

Mozilla libera mockups do design do Firefox 4 para Windows: abas no topo ou embaixo?

Posts Relacionados