Mozilla libera mockups do design do Firefox 4 para Windows: abas no topo ou embaixo?

Dando continuidade aos projetos futuros de remodelação da interface do Firefox, a Mozilla liberou hoje propostas de mockups para a versão 4 do browser, que podem ou não resultar no próximo projeto da empresa, conhecido como Namoroka. Elas estão disponíveis em um artigo público no wiki da empresa, que neste caso está explorando conceitos para uma completa mudança visual do navegador, expondo basicamente alguns fundamentos aplicados recentemente pela Apple e pelo Google.

Firefox 4

O primeiro mockup que você vê acima representa algo que pode se tornar o Firefox 4 com abas na posição atual, ou seja, abaixo de todo o conjunto principal de elementos da sua interface. Note como a barra de menus não faz nenhuma falta neste design: ao que tudo indica, as funções importantes serão implantadas nos novos botões Page, Bookmarks e Tools, em posições distintas na janela. É importante lembrar que dois deles são aplicados atualmente no Chrome e no Safari.

A segunda proposta mostrada pela equipe da Mozilla é a de abas no topo. No wiki, os responsáveis pelo projeto também publicaram justificativas e as vantagens e desvantagens desta iniciativa:

Firefox 4

São destacados o espaço vertical economizado por integrar as abas no que corresponde atualmente à barra de endereços do sistema de Microsoft, além de ajudar a eliminar um pouco da complexidade visual que a interface do Firefox ganhou nos últimos anos. Neste mockup, o acesso às ferramentas do browser também é facilitado.

Mas claro, há pontos negativos em tomar uma mudança tão radical. Com mais de 300 milhões de usuários, o Firefox já tem uma identidade visual pré-estabelecida para os que o utilizam diariamente — eu não consigo pensar como seria todo esse carnaval aplicado ao Mac OS X, por exemplo. Mudanças desse nível confundem, mesmo que seja apenas nos primeiros minutos de uso: pode ser complicado alcançar uma aba no topo da janela, localizar as ferramentas, etc.

Uma outra exploração conceitual planejada para o Firefox 4 é combinar os botões de Stop, Reload e Go em um único elemento, situado na lateral direita da barra de endereços. Mas, nesse caso, é fácil notar como eles se comportariam, com as diferentes ações mudando o esquema de cores do botão:

Firefox 4

Por ora, fico esperando o dia em que poderei ver tudo isso aplicado a um mockup no Mac — espero que não demore… :-/ Mas eu não tenho a mesma instrução de base de um bom designer para opinar nessa área; assim, não sei dizer com certeza se elas são bem-vindas ou não. Não quer me ajudar a decidir? 🙂

[Via: Mashable.]

Posts relacionados

Comentários