Agência que regula publicidade no Reino Unido aprova anúncios da Apple

O “There’s an app for that” (algo como “Há um aplicativo para isso”), slogan criado pela Apple para divulgar a força da iPhone App Store, é tão verdadeiro que virou uma brincadeira entre usuários do iPhone/iPod touch quando precisam de uma solução para algum problema.

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=szrsfeyLzyg[/youtube]

No entanto, dez queixosos não concordaram com isso e deram entrada com uma queixa formal junto à Advertising Standards Authority (ASA) do Reino Unido — uma espécie de CONAR britânico que policia as campanhas publicitárias no país —, que decidiu banir o anúncio.

O argumento apresentado dizia que a propaganda é enganosa e que a Apple não teria direitos de divulgar como exclusivas aplicações que estariam também presentes em outros aparelhos, como o G1, com Google Android, BlackBerries, etc.

Publicidade

Em resposta à atitude da ASA, a Apple alegou que sua loja de aplicativos está presente em 88 países, possui mais que 50 mil opções (contra pouco mais de 2 mil do principal concorrente) e que as raras exceções em que ela não possui exclusividade têm sido no caso de aplicativos desenvolvidos pelos principais promotores das plataformas concorrentes.

Com base nos argumentos apresentados e analisados junto à loja, a agência deu ganho de causa à Maçã e considerou a queixa não-procedente. A ASA entende que, apesar de alguns aplicativos mostrados no anúncio não serem de fato exclusivos para o iPhone, o slogan utilizado na campanha não é considerado enganoso.

Publicidade

O site 9 to 5 Mac ainda brincou com a notícia, dizendo que há um aplicativo exclusivo pra tudo, menos para quem quer o Google Latitude, o Google Voice, e MMS + tethering nos Estados Unidos.

Apesar do parecer favorável, um outro anúncio da Apple, desta vez referente à performance do iPhone e que também foi banido pela ASA, ainda não recebeu o sinal verde para voltar ser veiculado.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…