O melhor pedaço da Maçã.

Khronos Group aprova e libera especificação OpenGL 3.2

OpenGLO Khronos Group anunciou hoje o lançamento da especificação OpenGL versão 3.2, tecnologia usada pela Apple no Mac OS X para lidar com gráficos 3D em todo o sistema — desde serviços internos até aplicativos de terceiros e jogos. A novidade traz recursos que aumentam o desempenho e a qualidade das composições geradas pelo recurso, além de acelerar o processamento geométrico delas.

Publicidade

Grandes avanços também foram alcançados para facilitar a portabilidade de aplicativos feitos com Direct3D para Windows, padrão usado pela Microsoft no seu sistema operacional. De fato, o Khronos já recebeu muitos comentários negativos por não ser capaz de reagir rapidamente aos avanços da indústria na área gráfica e, com este lançamento, o OpenGL chega à sua terceira grande versão nos últimos 12 meses.

Para criação de aplicativos a partir do zero, dois novos perfis de desenvolvimento simplificam processos complexos — a tecnologia sempre foi tida como difícil de usar — e fornecem compatibilidade total com versões anteriores da especificação. Esta última é importante, mas não deverá influenciar na sua adoção: cerca de 150 milhões de GPUs estão circulando no mercado com suporte à OpenGL 3.2, sem falar que o Khronos já recebeu o comprometimento da NVIDIA e da AMD/ATI.

Para o Mac OS X, contudo, as coisas não deverão ser tão fáceis. O Leopard usa o padrão 2.1, mas o Snow Leopard usará a versão 3.x para complementar a tecnologia OpenCL, que está chegando para habilitar o uso de GPUs em fins computacionais gerais, e não apenas gráficos. Se a especificação OpenGL 3.2 não vier até setembro, ao menos teremos a chance de aguardá-la em um futuro update de sistema.

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova versão do NetNewsWire está disponível em beta pública

Próx. Post

AT&T nega envolvimento nas decisões da Apple acerca do banimento de títulos na iPhone App Store

Posts Relacionados