Skype corre risco de ser descontinuado

Ícone do Skype para Mac

2-skype_logoO futuro do Skype, serviço de telefonia por voz sobre IP (VoIP), está no meio de uma disputa judicial entre o eBay e a Joltid envolvendo o licenciamento da tecnologia peer-to-peer (P2P) que utiliza.

Segundo alega a Joltid, o eBay teria publicado parte dos códigos da tecnologia do Skype sem autorização prévia — atitude que, ao olhos dos fundadores, colocou em risco a propriedade intelectual da patente. Outro fator que pode ter contribuído para a decisão de rescindir unilateralmente a concessão são os planos de um futuro IPO do Skype.

Niklas Zennström e Janus Friis, donos da Joltid, acreditam que, se era do interesse do eBay tornar a empresa pública, que tivesse sido feita também a aquisição da licença. De qualquer forma, o Skype iniciou o desenvolvimento de uma tecnologia similar para evitar a descontinuação de um serviço que atende hoje a 40 milhões de pessoas diariamente e conta com 480 milhões de usuários cadastrados.

O julgamento do caso ainda não tem data marcada, mas não deverá acontecer antes de junho de 2010. Até lá, as duas partes têm tempo suficiente para chegar a um acordo que não prejudique os usuários nem a imagem dos envolvidos. De qualquer modo, John Donahoe, CEO da Skype, acredita que, mesmo que uma nova tecnologia seja implementada antes disso, a sua adoção será complicada e trará uma provável incompatibilidade com versões anteriores do software.

[Via: The Mac Observer.]

Posts relacionados

Comentários