O melhor pedaço da Maçã.

A praticidade de comprar online ou o (des)conforto e a diversão de uma fila?

Fila da Apple Store Fifth Avenue - iPhone 5

Comprar em uma pré-venda online e receber o produto em casa é mais fácil, prático, confortável e evita chuva, frio, fome e cansaço. Mas por qual razão tantas pessoas escolhem exatamente o contrário?

Publicidade

Fila da Apple Store Fifth Avenue - iPhone 5

“Comprar se transformou em um evento coletivo”, disse Adam Hanft, da consultoria Hanft Projects, ao MarketWatch. A mesma empresa afirma ainda que, estando em uma multidão, os clientes que poderiam ter alguma dúvida em comprar um produto, ficam com a auto-estima elevada ao verem dúzias de pessoas tomando a mesma decisão — conceito também conhecido como “prova social”.

Mas nem sempre comprar em conjunto sai mais barato. De acordo com um estudo do The Wall Street Journal, é mais barato comprar em qualquer outro feriado do ano, em vez de comprar numa “Black Friday” — um dia após o Dia de Ação de Graças, quando as lojas americanas oferecem “grandes descontos” em seus produtos e milhares de pessoas passam a madrugada esperando a abertura dos estabelecimentos para aproveitar cada oferta.

Publicidade

Dormir em filas não é um problema para aqueles que querem ser os primeiros a tocar no último lançamento da marca favorita. Ficar algumas horas com outras pessoas também traz uma experiência agradável para os consumidores, que passam o tempo trocando ideias e conhecendo outros indivíduos com o mesmo interesse.

Fila para comprar o iPhone 5, em Nova York

Claro, quem gosta mais ainda das filas é quem vende, afinal, que empresa não gostaria de ver muitos clientes (para atrair outros) em sua porta? Algumas até fornecem comidas, bebidas e até brindes, para incentivar a “estadia”.

Publicidade

Se você perdeu o MacMagazine no Ar #010, não deixe de escutar, pois falamos exatamente desse tema e dos “benefícios” de enfrentar uma fila dessas — especialmente em lançamentos da Apple, é claro.

Infelizmente, só tive oportunidade de ficar muito tempo em filas para ver filmes de bruxos/vampiros e shows. Mas se você já passou horas esperando por algo, como um iGadget, conte pra gente como foi! Use e abuse dos comentários. 🙂

[via BGR]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple está ciente do problema que afeta o recurso tela cheia de apps em múltiplos monitores

Próx. Post

Leve seus “feeds” RSS à Central de Notificações do Mountain Lion com o RSS.app

Posts Relacionados