O melhor pedaço da Maçã.

Juiz bane vendas de qualquer pacote de aplicativos com o Microsoft Word no Texas (EUA)

Microsoft Word for MacConsiderada culpada em uma briga de patentes relacionada ao seu formato de arquivo .xml, a Microsoft foi sentenciada pela justiça do Texas (Estados Unidos) com o banimento de todos os pacotes de aplicativos com o Word que estão à venda nas lojas locais. O caso, iniciado por um empresa canadense que detém os direitos de inventos semelhantes, impedirá as versões 2007 e 2008 do Office de serem vendidas no estado, além das versões anteriores que podem reconhecer arquivos .docx, .docm e similares via utilitários.

Publicidade

Além de banir os softwares, a gigante terá de pagar US$290 milhões em danos para a i4i (a vencedora no caso) pelo interesse em pedir pré-julgamento e também por infração de patente, pois os pedidos da empresa canadense relacionados a patentear formatação de documentos via XML datam de 1994, enquanto os da Microsoft são de 1998.

Os documentos do processo indicam que a decisão judicial entrará em vigor nos próximos 60 dias, durante os quais a Microsoft poderá recorrer. Do contrário, todas as caixas das versões 2003, 2007 e 2008 (para Mac) deixarão de ser vendidas legalmente no Texas, a não ser que a sua desenvolvedora forneça modificações que façam o Word abrir documentos no formato .xml como texto puro, ou então sem nenhum elemento XML visível ao usuário — o que é praticamente a mesma coisa, mas duvido que venha a acontecer.

De acordo com o Ars Technica, o resultado desta ação judicial poderia ter sido ainda pior para a Microsoft: o processo original também cobria o .NET Framework — usado por muitos aplicativos no mundo Windows — e o próprio Windows Vista, o que seria capaz de barrar a venda do seu próprio sistema operacional e ainda das suas ferramentas para desenvolvimento de aplicativos. Todavia, uma porta-voz da empresa declarou logo após o anúncio da corte que irá apelar da sua decisão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gerente da China Unicom confirma lançamento do iPhone para setembro

Próx. Post

Escola norte-americana é acusada de enviar quase 200 Macs para o lixo por declarar-se “PC-only”

Posts Relacionados