O melhor pedaço da Maçã.

Apple ganha processo contra ação coletiva na justiça envolvendo iPod + iTunes

Martelo do Juiz

Martelo do JuizComo toda grande empresa, a Apple vivencia no seu cotidiano os mais diversos contratempos legais, envolvendo desde processos contra as empresas que clonam seus produtos a casos em que patentes estariam sendo utilizadas sem a devida autorização.

Publicidade

Entretanto, nos últimos dias ela saiu vitoriosa em um processo que corria na justiça sobre a experiência promovida pela sincronia de seus produtos com o jukebox iTunes, e como esta mesma integração não seria possível com dispositivos móveis de terceiros.

Em teoria, ao prover uma sincronia tranquila e quase perfeita entre o seu software multimídia e toda a linha de iPods e iPhones, a Apple estaria forçando o consumidor a optar por seus produtos em detrimento às opções da concorrência. Já que controla 83% do mercado de música online, 75% do segmento de venda de vídeos online e 90% dos tocadores de música, ao não permitir que outros aparelhos ofereçam experiência similar, a Apple infringiria leis com referências a venda casada, monopólio, competição ilegal e ao código de defesa do consumidor.

Publicidade

O juiz James Ware, do Distrito Norte da Califórnia, negou a certificação jurídica que daria respaldo a tais violações, numa decisão que reflete a credibilidade de especialistas que participaram do processo como testemunhas. Para James, Stacie Somers — a reclamante do caso — falhou em provar de modo confiável que ela foi prejudicada pela Apple.

Stacie havia comprado um iPod de 30GB numa loja em San Diego em novembro de 2005 e se sentiu lesada por _precisar_  comprar conteúdo para o seu aparelho apenas na iTunes Store. A proponente original do processo solicitou, ainda, que todos que obtiveram direta e indiretamente um iPod fossem passiveis de indenização.

Acho que a Palm comeu poeira por não ajudar a Stacie. 😉

[Via: Macworld.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: usuário revoltado mete bala e queima iPhone 3GS (NAPPS)

Próx. Post

Depoimentos para a Psystar: Apple sentirá na pele a própria mordida?

Posts Relacionados