Carbon Copy Cloner: opção de backup para os xiitas

O MacMagazine já avaliou uma série de opções de softwares para backup. Existem alternativas de todos os sabores, certamente. O Carbon Copy Cloner pode ser incluído no canivete suíço para usuários que têm um perfil, digamos, mais xiita.

Interface espartana do CC Cloner

A boa verdade sobre este programa da Bombich Software é que ele faz o trabalho de backup de forma bem honesta. E o melhor, é gratuito (você pode fazer uma doação, se quiser). Só uma ressalva nesta história toda: por ser uma produção de um fã de linhas de programação, a sua interface não é lá essas coisas.

Estas são as opções de backup do CC Cloner
Estas são as opções de backup do CC Cloner

Por mais que tenha uma interface “capenga”, o CC Cloner é uma ótima opção para clonar o Mac por completo — seja para um disco externo USB ou drive de rede (MobileMe, por exemplo).

Só não se assuste com as opções espartanas de origem de backup: o próprio disco do Mac, uma outra imagem de disco ou até um Mac remoto. Feito isso, é questão de escolher o destino e pronto: aguarde horas…

Opções do disco virtual do CC Cloner

Lado positivo: o CC Cloner criptografa o backup e/ou até o divide em diversos arquivinhos menores. Uma opção bacana, presente em quase todos os programas do gênero, é o agendamento do horário do backup. As madrugadas servem também para mandar bala nessas cópias de segurança, não? 😉

Posts relacionados

Comentários