O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como obter a última versão do Chromium no repositório do Google — mas sem precisar ir até lá

Get ChromiumComo já falei uma vez por aqui, o Chromium (nightly build do Chrome) é atualizado com uma frequência bem maior que a versão estável do navegador do Google — “bem maior” significando “de uma a duas vezes por hora”. Devido a isso, ir até o repositório manualmente e baixar o mais recente é algo tão tedioso e sem nexo que qualquer um que o esteja usando fica sujeito a perder as últimas novidades facilmente.

Publicidade

Mas o Mac OS X oferece formas de automatizarmos tarefas, seja por meio do Automator, para os usuários mais simples, ou através da linguagem AppleScript, para os que realmente se interessam por soluções do tipo. Pensando nisso, o TechCrunch elaborou um pequeno aplicativo que checa o último build nos servidores e o baixa automaticamente para você quando quiser.

O trabalho deles é de deixar muita gente que está testando/usando o Chromium mais feliz, mas possui alguns contras. Ele não oferece uma visão muito clara do que está acontecendo — a não ser uma spinning ball preta e branca no meio da sua tela — e também demora mais que o normal para executar.

Publicidade

Há algum tempo, venho usando uma solução mais intuitiva que eu mesmo fiz, seguindo uma dica publicada pelos nossos colegas do Mac OS X Hints. A princípio, é apenas um script de terminal que qualquer usuário com conhecimentos em UNIX pode converter em um executável e especificar intervalos de execução, conforme sua necessidade:

#!/bin/bash
mkdir /tmp/chromedownload && cd /tmp/chromedownload
curl http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-mac/LATEST -o /tmp/chromedownload/LATEST --silent && LATEST=`cat /tmp/chromedownload/LATEST`
curl http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-mac/$LATEST/chrome-mac.zip -o /tmp/chromedownload/chrome-mac.zip --silent
unzip -qq /tmp/chromedownload/chrome-mac.zip
cp -R /tmp/chromedownload/chrome-mac/Chromium.app /Applications
rm -rf /tmp/chromedownload

O que ele faz é determinar qual o foi último build liberado através do seu código no servidor, e aí jogá-lo no endereço correto para obter um arquivo .zip que contém a versão mais recente do Chromium. Depois disso, ele é expandido e colocado na sua pasta /Applications/, onde você pode abrir via Finder ou Spotligtht.

É óbvio que usar tal comando não é algo simples, para qualquer um. Graças ao Automator, porém, eu consegui dar-lhe um destino útil, aplicando uma ação que o executa automaticamente dentro de um aplicativo mais simples de usar no dia-a-dia. E o melhor de tudo é que ele indica a operação em andamento na barra de menus e é encerrado automaticamente, sem atrapalhar o seu trabalho:

Para cancelar, basta clicar no botão vermelho.
Para cancelar, basta clicar no botão vermelho.

Se você está usando/testando o Chromium e gostaria de ter essa solução, pode baixá-la agora mesmo (ZIP, 441KB). Apenas certifique-se de que o navegador está encerrado, antes de usá-la.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: se o Woz dirigisse a Apple…

Próx. Post

Google passa AOL e tem agora o terceiro maior serviço de emails dos Estados Unidos

Posts Relacionados