O melhor pedaço da Maçã.

TikTok ganha recursos e mudará algoritmo de recomendações

Agora é possível adicionar GIFs no recurso Tela Verde
DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com
TikTok no iPhone

O TikTok está ganhando uma nova leva de novidades, que vão desde novas ferramentas de edição até uma nova abordagem para o feed “Para Você”, que ficará mais diversificado.

Publicidade

Começando pelas novas funcionalidades, o aplicativo agora ganhou suporte a GIFs no recurso “Tela Verde”, uma espécie de chroma key que permite trocar o fundo de um vídeo por outro vídeo ou por uma imagem.

O TikTok afirma que esse é um dos recursos de edição mais usados da plataforma, e anunciou uma parceria com o GIPHY, que dá a usuários acesso a uma grande biblioteca de GIFs — os quais podem ser adicionados como plano de fundo no Tela Verde.

A parceria chega a ser surpreendente, já que a GIPHY é de propriedade da Meta, empresa-mãe do Instagram. A rede social de Mark Zuckerberg, vale recordar, vem mirando forte nos usuários da chinesa através do Reels, o que torna as duas empresas fortes concorrentes.

Publicidade

Outra novidade, que está disponível (de início) apenas em “países selecionados”, é a opção de fazer upload de vídeos em alta definição (1080p). Ademais, o aplicativo ganhou o botão de edição “Aprimoramento Visual” (capaz de melhorar automaticamente a exposição do vídeo e executar correção de cores) e novos efeitos de áudio.

“Para Você” terá algoritmo modificado

Como mencionado, o TikTok também anunciou que dará uma nova abordagem ao feed “Para Você”, curadoria que apresenta vídeos com base em interações (como curtidas, seguidores e vídeos assistidos).

Assim como o Instagram, o TikTok também está enfrentando críticas e questionamentos sobre como o seu algoritmo de recomendações pode impactar negativamente a saúde de adolescentes, especialmente quando eles são empurrados repetidamente para conteúdos que podem ser nocivos.

Publicidade

A rede social, então, pretende interromper padrões repetitivos no seu sistema de recomendações para intercalar diversos tipos de conteúdos, mas sem perder a essência e o objetivo do “Para Você” — que é o de apresentar novidades a usuários.

À medida que continuamos a desenvolver novas estratégias para interromper padrões repetitivos, estamos analisando como nosso sistema pode variar melhor os tipos de conteúdos que podem ser recomendados sequencialmente. É por isso que estamos testando maneiras de evitar recomendar uma série de conteúdos semelhantes — como dieta extrema ou fitness, tristeza ou rompimentos — para evitar a visualização excessiva de uma categoria de conteúdos que pode ser boa como um único vídeo, mas problemática se vista em conjunto.

De acordo com a rede social, as novas recomendações poderão estar fora das preferências e dos gostos de usuários; por outro lado, eles argumentam que isso oferecerá oportunidades para que usuários descubram novas categorias de conteúdo. A ideia é impedir, por exemplo, que vários vídeos de um mesmo criador sejam recomendados seguidamente.

Apesar disso, o TikTok pretende permitir que o próprio usuário defina quais assuntos não lhe o interessam, e também trabalha em um recurso que deixará as pessoas escolherem palavras ou hashtags associadas a determinado conteúdo que não pretendem ver no feed — o que deverá amenizar o choque em relação a possíveis assuntos indesejados que poderão aparecer com a nova abordagem do “Para Você”.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 34.4.0 (410.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch [1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá ter local dedicado para desenvolvimento de chips

Próx. Post

Apple reforça apoio ao DACA, a favor de crianças que entraram ilegalmente nos EUA

Posts Relacionados