O melhor pedaço da Maçã.

Perfil de Steve Jobs publicado no Times atrai ira da Apple

Steve JobsUm perfil de Steve Jobs foi publicado ontem pelo jornal britânico The Times, contando um pouco sobre a vida deste homem que mudou o mundo da computação e tem enganado a morte.

Publicidade

No entanto, apesar de conter pouquíssimas informações que não seriam tão populares a respeito do CEO da Apple, a publicação atraiu a ira do departamento de relações públicas da empresa, que procurou evitar que o material viesse a público.

Bryan Appleyard (sem trocadilhos), respeitado jornalista e autor do artigo, revelou que a Apple tentou duas vezes evitar que a matéria fosse escrita e menciona que uma funcionária comentou com ele que a empresa desencoraja a publicação de perfis de qualquer executivo da empresa.

Jony Evans, do site 9 to 5 Mac, comenta que não há razões para tanto alarde e que, se o artigo tem alguma falha, foi não ter comentado o famoso discurso que o CEO da Apple fez na Universidade de Stanford. Jony acredita que esse foi o episódio em que Jobs teria sido o mais aberto a respeito da própria vida.

Philip Elmer-DeWitt, blogueiro do Apple 2.0, também é citado no artigo de Bryan e caracteriza Jobs como um dos poucos homens de negócios da indústria de tecnologia do para o qual podemos abrir uma exceção e chamar de gênio. “Eu não quero que Jobs morra porque meus computadores e o meu iPhone são, de fato, insanamente geniais se comparados com a concorrência inepta, porém, mais importante, porque ele é uma figura extraordinária.”

Publicidade

Bryan também especula que, após a morte do seu co-fundador (esperamos que isso não aconteça tão cedo), a Apple deveria procurar executar uma fusão com o Google — algo que, se permitido pelos reguladores antitruste, seria o passo mais lógico, visto que as empresas têm traços em comum, já tiveram Eric Schmidt ocupando suas diretorias, e a inovação de Mountain View com o design de Cupertino seriam perfeitas para dar um fim à dominação da Microsoft no mercado.

Publicidade

Colocando de lado toda a baboseira sobre intenções, ódio, amor e fanatismo, é fato que Steve Jobs merece toda a reverência que recebe, mas quando se atinge tal patamar de referência para toda uma indústria e diversas gerações que acompanham seu trabalho, acho que é inevitável tornar-se fonte de inúmeros artigos. Seria muito melhor se a Apple contribuísse com o máximo de material _publicável_, ao invés de se opor a qualquer nota que procure mencionar a vida do homem que a criou.

Confira abaixo, mais uma vez (porque nunca é demais), o discurso do Jobs em Stanford:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=D1R-jKKp3NA[/youtube]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Palringo Premium, mais um IM com notificações push para iPhone

Próx. Post

PDF Browser Plugin visualiza PDFs dentro de janelas de navegadores no Mac OS X

Posts Relacionados