O melhor pedaço da Maçã.

Samsung declara guerra contra Apple; mais processos à vista

Logo da Samsung

É isso mesmo que você leu: de acordo com a Associated Press, que entrevistou Lee Young-hee, responsável pelo departamento global de marketing de produtos mobile da Samsung, de agora em diante a empresa buscará seus direitos de uma maneira mais agressiva. Ainda segundo a executiva, a Samsung estava muito passiva nessa história toda — se assim já temos 21 processos e mais 2 chegando [1, 2], imagina agora!

Publicidade

Muitos devem estar se perguntando o porquê desse movimento da empresa sul-coreana. E a resposta é bem simples: o comportamento “passivo” da Samsung é explicado pela relação que ela possui com a Maçã — apesar de haver competição entre as duas, a Apple é uma cliente muito importante para ela. Contudo, sabemos que essa dependência está diminuindo cada vez mais, pois a gigante de Cupertino acabou de firmar um contrato com a TSMC para a produção de chips que equipam iGadgets e também teria fechado novas parcerias para o fornecimento de memórias DRAM e NAND flash.

Palavras de Lee Young-hee:

Temos sido muito respeitosos e até mesmo “passivos” em consideração a essas relações. No entanto, não deveremos ser… mais.

Ace Attorney - Apple contra Samsung

E assim a “frenemey” virou “enemy” de vez! E não demorou muito para a Sammy desferir o primeiro golpe: segundo o holandês Webwereld, a sul-coreana abriu um processo contra a Maçã em Haia, pedido a proibição das vendas de todos os iGadgets que possuem capacidade 3G na Holanda — a ação traz o nome de quatro dispositivos da Apple: iPhone 4, iPhone 3G, iPad 2 e iPad de primeira geração, mas não limita suas reivindicações aos gadgets listados.

Publicidade

O “problema” das patentes da Samsung em questão é que elas são muito básicas — trata-se de inventos relacionados a tecnologias de telecomunicação sem fio — e, por isso, deveriam ser enquadrados nos termos de licenciamento FRAND (“Fair, Reasonable, and Non-Discriminatory”), o que requer que a Samsung licencie suas patentes para todos os concorrentes, em condições justas e razoáveis​​ — coisa que a Apple alega não ter acontecido em prévias discussões.

As condições FRAND são aplicadas por organizações que estabelecem padrões, em certas situações nas quais o invento poderia impedir que outras empresas desenvolvam produtos usando tal tecnologia, o que acarretaria em um certo tipo de monopólio por parte da inventora.

Patentes - Apple vs. Samsung

A Apple possui algumas patentes sujeitas a essas condições, como por exemplo uma de tecnologia de vídeo H.264 — que dá um retorno mínimo de royalties — e uma de elementos de canvas HTML5 — que é oferecida gratuitamente para quem quiser implementar. Porém, essas são diferentes das patentes do iPhone e do iPad, muitas delas envolvendo o design do produto, que a Apple usou para processar a Samsung, alegando cópia descarada.

Publicidade

Todavia, a guerra foi declarada! “Are you ready? Let’s Get It On!”

[via MacRumors, AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mistério: pra que adicionar suporte a um processador ARM quad-core no Xcode?

Próx. Post

Parabéns pelos seus dez anos, iPod — seria esta a hora de mudar de cara?

Posts Relacionados