O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X ganha nova variante do malware Jahlav

25-mac-virusIvan Macalintal, pesquisador ligado à Trend Micro, revelou a descoberta de uma nova variante do malware OSX/Jahlav, que tem a habilidade de contatar um servidor e baixar um script para ser executado no Mac infectado.

Publicidade

Para quem não sabe, a família “Jahlav” de malwares tem como foco principal as vulnerabilidades do QuickTime, principalmente em casos nos quais usuários estão procurando por conteúdos pornográficos.

No entanto, essa nova variante tem enganado os desavisados ao se passar por uma versão pirata (duh!) do leitor de PDF Foxit Reader (neste link você encontra o original), ou até de aplicativos antivírus menos conhecidos.

Publicidade

As duas formas mais comuns de ataque acontecem alterando os registros do DNS do usuário, o que o faz ser redirecionado para sites falsos, e a outra é corrompendo os resultados de pesquisas nos mecanismos de buscas, conduzindo-os para outros sites em que o malware pode ser instalado através da cliques em banners publicitários.

De acordo com Ivan, os ataques ao Mac OS X têm se tornado mais comuns devido à popularização dos computadores da Apple, e por isso cada vez mais crackers irão escrever variantes de malwares, vírus e novos scripts. A Trend Micro pelo menos é conhecida por ter um histórico positivo junto à comunidade, ao contrário de outras empresas que querem entrar nesta seara agora.

Pelo visto, era certo que, à medida que a plataforma fosse crescendo, os riscos relativos à segurança do sistema fossem igualmente aumentando. Espero que a Apple esteja ciente dessa relação e que tenha preparado o Mac OS X 10.6 Snow Leopard para essa realidade.

[Via: IT PRO.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Explosão de iPhone causa ferimentos em segurança na França

Próx. Post

Nem pense em esquecê-lo: MacBook deverá ganhar “nova vida” no futuro

Posts Relacionados