Sabe onde está o melhor antivírus para Mac? Dentro do Snow Leopard (ou não)… :-P

Caixa do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Não sei quanto a você, mas a forma como a Intego tratou a captura de tela a seguir foi totalmente exagerada, ao meu ver. Eles a receberam de alguém que possui o Developer Preview do Snow Leopard instalado, e a publicaram em um artigo do seu blog porque mostra o Safari reconhecendo uma imagem de disco com um malware dentro:

Anti-vírus no Mac OS X?

Ao contrário do que pode parecer, não foi exatamente um antivírus integrado que detectou esse arquivo como malicioso — aliás, essa não é primeira vez que a Intego vem contestar a segurança do Mac OS X. O que vocês veem acima apenas complementa o que já existe no Leopard desde o seu lançamento, e aplica-se apenas ao que você ou eu baixamos através dos nossos navegadores ou outros aplicativos com conexão à internet.

Quando você baixa um arquivo da internet hoje, tem a opção de abri-lo automaticamente caso seja “seguro” — documentos, imagens, sons, etc. No caso de aplicativos, a Apple já previne que sejam iniciados automaticamente na primeira vez em que são abertos pelo usuários, mostrando um alerta na tela.

Acontece que imagens de disco sempre foram caracterizadas como arquivos seguros, que são abertos automaticamente quando o usuário configura o Safari para se comportar assim. Mas quando essas imagens contêm pacotes de instalação, eles sempre são abertos automaticamente e podem jogar o usuário em passos de instalação de um aplicativo mal-intencionado — um malware já popular, no caso acima.

O recurso que verifica downloads nos navegadores do Mac OS X é o Verified Download Plugin, que você pode encontrar na pasta /Library/Internet Plug-Ins/. A ideia de que a Apple tenha se preocupado em integrar um antivírus no seu sistema depois de tanto tempo é estranha: afinal, falamos da internet, onde ameaças sempre existiram e sempre existirão.

Agora, ela não pode trabalhar em certas áreas do sistema (como essa) para aprimorar a segurança do usuário? Cada aviso casual que serve para nos deixar cientes do que estamos fazendo agora é prova de que estamos trabalhando em ambiente inseguro? Eu duvido que essa adição no serviço de verificação de downloads vá te obrigar a verificar o HD inteiro para procurar Trojans (ou vírus, pois não são sinônimos), que é uma das principais funcionalidades que caracterizam um antivírus.

[Dica do Alexandre Novarro, obrigado!]

Posts relacionados

Comentários