Apple abre documentação de desenvolvimento para o Snow Leopard e libera a versão 3.2 do Xcode

Com a disponibilidade pública do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a Apple não precisa mais restringir o acesso à documentação do novo sistema para desenvolvedores que se afiliaram ao Apple Developer Connection por meio de um NDA. Assim sendo, a empresa abriu todos os recursos de desenvolvimento para os que possuem contas gratuitas por lá (como eu) e traz agora uma série especial de artigos tecnológicos, com link acessível pela nova página principal:

Apple Developer Connection

Se você também desenvolve software e quer conhecer melhor as tecnologias que o novo Mac OS X oferece para aplicativos de terceiros, não deixe de favoritar esta página no seu navegador. Nela, você terá fácil acesso a conteúdos técnicos de destaque, guias online de programação e aprendizado, códigos de exemplo para experimentar recursos e muito mais.

Bastante conteúdo que não era atualizado há um ou dois anos agora possui informações inéditas e até um novo visual:

Apple Developer Connection

Como parte disso, também foi liberada a versão 3.2 do Xcode. O ambiente de desenvolvimento oficial da Apple traz algumas novidades para desenvolvedores, além de prover acesso local a toda a documentação do Snow Leopard. Dentre os novos recursos, destacam-se:

  • Análise estática de código, para facilitar o desenvolvimento e a identificação de erros;
  • Janela de resultados com armazenamento persistente de erros e alertas;
  • GCC 4.2 como o compilador padrão de aplicativos para o Snow Leopard;
  • Novo seletor de modelos (templates) com assistente de projetos;
  • Nova janela inicial.

O Xcode 3.2 pode ser baixado gratuitamente no site de desenvolvedores da Apple. Por ora, ele ainda não foi integrado ao SDK do iPhone OS, mas quem conseguir uma cópia do Mac OS X 10.6 Snow Leopard não precisa baixá-lo, pois todas as ferramentas de desenvolvimento vêm integradas ao seu DVD.

Posts relacionados

Comentários