Mac OS X 10.6 Snow Leopard traz aprimoramentos diversos nos Services do sistema

Services no Mail

Com a chegada do novo felino da Apple, várias novidades são esperadas. Entre elas, está o Services renovado — sim, aquele menu que todo mundo conhece ou já ouviu falar, mas pouco usa. Eu, pelo menos, nunca me lembro de tê-lo utilizado.

Presente desde a primeira versão do Mac OS X, esse recurso sempre ficou discretamente localizado no menu com o nome do aplicativo em execução e nunca foi configurável — a não ser através de aplicativos de terceiros, como o Service Scrubber.

Services no Mail.app
Services no Mail.app

Na nova versão do sistema operacional da Apple, ele está aprimorado e mais integrado a outros recursos do sistema — como o Automator, por exemplo. Em termos gerais, são quatro grandes novidades:

  • Configurável: agora ele pode ser totalmente modificado ao gosto do usuário, pelo Preferências do Sistema » Teclado » Atalhos de Teclado » Services. Habilitar, desabilitar e modificar teclas de atalhos são algumas das novas possibilidades de edição.
  • Conveniente: antes o Services era acessível apenas pelo sub-menu do aplicativo, mas agora pode ser encontrado também no Finder, pelo ícone de Ação, pelo menu contextual (o menu do botão “direito”) e até mesmo pelo menu contextual de edição de texto.
  • Contextual: ele só mostra aqueles serviços que estão vinculados ao aplicativo selecionado. Selecione um aplicativo de edição de vídeo e veja apenas tarefas pertinentes ao assunto em questão, sem bagunça na tela ou listagem de itens desnecessários.
  • Customizável: além de pode habilitar e desabilitar funções do Services, é possível também criar nativamente opções através do Automator.

É claro que, na mesma linha, existem programinhas como o Quicksilver, que estão mais relacionados ao modo Spotlight, mas é sempre bom ver novas funcionalidades e ferramentas disponíveis a facilitar o uso diário do computador, não é mesmo? Detalhes como esse fazem toda a diferença e muitas das vezes economizam tempo, se bem explorados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2zdz3fIfH3Y[/youtube]

Para mais detalhes, recomendo visitar o site mantido por Sal Soghoian, o Mac OS X Automation, dedicado a AppleScript, Automator e ao novo Services do Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Lá podem ser encontradas várias dicas (como o vídeo acima) e alguns exemplos de serviços já criados para download gratuito.

[Via: Daring Fireball.]

Posts relacionados

Comentários