ZFS realmente virou pó no Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Nada do ZFS novamente...Os rumores já apontavam que o ZFS realmente não estaria presente no Mac OS X 10.6 Snow Leopard. Pois bem, eles estão confirmados: nada do sistema de arquivos. Nem sequer uma referência, nem mesmo no Utilitário de Disco (Disk Utility).

A ausência do ZFS gerou um post bem “ardido” no blog de Robin Harris, um colunista de destaque da ZDNet.com. O ponto de Robin é que o maior prejudicado nesta história é o próprio usuário final. Até mesmo porque finalmente poderíamos contar com uma tecnologia de armazenamento de informações mais confiável e inteligente.

O colunista chega a ser irônico ao dizer que o ZFS não foi colocado no SL, entre outros motivos, porque manifestou um sintoma do qual a Apple teoricamente morre de medo: NIH (Not Invented Here, ou “Não Inventado Aqui”, em português).

Não se sabe, porém, se a Apple simplesmente limou a tecnologia porque teria que modificar todo o sistema operacional, principalmente a estrutura do Finder. Muito menos se ela relegou ao limbo o padrão porque não é de sua autoria (ideia mais maluca ainda).

O certo é que ainda não chegou a hora de pobre mortais contarem com um sistema de arquivos mais confiável. Até lá, as técnicas de backup continuam fundamentais.

Posts relacionados

Comentários