Mini-tutorial: usando seu iPhone 3G/3GS como modem de internet (tethering)

Tethering no iPhone

Com o iPhone 3GS finalmente lançado no Brasil (veja aqui, aqui e aqui), muitas pessoas que esperavam um aparelho da Apple menos “limitado” acabaram entrando de vez pro time da maçã. Antigos donos de iPhones de primeira geração — e até mesmo do 3G — também reforçaram as vendas e aceleraram o fim dos estoques em diversas lojas.

Tethering

Com as novidades do aparelho, é comum algumas dúvidas surgirem! Dentre elas, uma que merece nossa atenção pela quantidade de pedidos de “ajuda” (e também pela animação dos clientes da Vivo com planos de acesso à internet ilimitados) é a função tethering, já comentada aqui, pela qual o aparelho celular serve como modem de internet 3G.

O processo para ativar e começar a usar é muito fácil e não poderia ser mais simples… Vamos ao passo-a-passo!

Primeira coisa a se fazer: conectar o iPhone ao notebook ou computador de mesa via USB. Com ele plugado corretamente, acesse o menu em seu gadget: Ajustes » Geral » Rede » Compartilhamento, ative a função e depois confirme a opção “Apenas USB”. Após alguns segundos, uma barra azul aparecerá na parte de cima do smartphone. Essa barra é uma mensagem do aparelho dizendo: “Comigo e com a operadora está tudo certo. Minha parte eu já fiz, agora é com você, computador!”

Próxima etapa: o computador. O Mac reconhecerá o aparelho como uma interface de rede e apresentará a seguinte mensagem: “Uma nova interface de rede foi detectada.”

31-iPhone_Tethering-0

Clique sobre Preferência Rede… e, na janela de Rede, selecione o novo serviço na lista à esquerda. Aguarde alguns segundos. Se a bolinha do dispositivo ficar verde, é só correr pro abraço e começar a navegar normalmente! Mas às vezes o processo pede um empurrãozinho… Se a bolinha não ficou verde depois de um tempo, clique no botão Avançado… e, na aba “TCP/IP”, clique no botão Renovar Concessão de DHCP e aguarde novamente. Depois de alguns segundos aparecerão endereços de IPs nos campos: Endereço de IPv4, Máscara da Sub-Rede e Roteador. Clique em OK. De volta à tela com a lista de serviços, você verá que a bolinha finalmente ficou verde. 😛

31-iPhone_Tethering-131-iPhone_Tethering-231-iPhone_Tethering-331-iPhone_Tethering-4

Por último e pra fechar com chave de ouro: renomeie o serviço com o nome que bem quiser, clique em “Aplicar” e comece a navegar! 🙂 Para desconectar, é só desplugar o aparelho do computador e/ou desligar a funcionalidade no mesmo menu onde foi ativada. Nas outras vezes em que precisar navegar utilizando o celular, ele será automaticamente identificado e você poderá usufruir da conexão à internet assim que ativar o compartilhamento.

31-iPhone_Tethering-731-iPhone_Tethering-531-iPhone_Tethering-6

Esta é a maneira mais simples de usar seu iPhone 3G/3GS como modem. Lembre-se de que é altamente aconselhável possuir um plano de internet para usar esta funcionalidade! Não ter um plano com certeza acarretará numa baita surpresa no final do mês, quando a sua conta chegar. Se você tem um plano mas ele é “pequeno”, tome cuidado também, pois esta funcionalidade gera um alto tráfego de dados.

Certifique-se de estar em dia com as atualizações tanto do Mac OS X quanto do iTunes e, lógico, do iPhone OS, mas, se mesmo assim você estiver enfrentando algum problema, utilize os comentários abaixo para expor seus problemas e compartilhar experiências com os demais.

Atenção: até o fechamento deste artigo, a única operadora brasileira a liberar nativamente o tethering foi a Vivo. Para os clientes das demais operadoras, recomendo a leitura deste artigo.

[Dica do leitor Marco César. Obrigado!]

Posts relacionados

Comentários