O melhor pedaço da Maçã.

eBay vende controle acionário do Skype para grupo de investidores

Ícone do Skype para Mac

Ícone do SkypeQuando adquiriu o Skype em 2005, todas as apostas eram de que o eBay iria revolucionar o e-commerce, associando a tecnologia de voz sobre IP (VoIP) com o seu know-how em leilões online. Passados quatro anos, o maior sinal de que eles não souberam como utilizar o serviço foi o anúncio da venda de parte do negócio para um grupo privado de investidores.

Publicidade

Em nota oficial no site, Josh Silverman, CEO do Skype, avisa que esse é o começo de um novo capítulo na história da empresa, que voltará a ser uma companhia independente. Liderados pela Silver Lake Partners, a firma britânica IndexAndreessen Horowitz (novo fundo de investimentos de Marc Andreessen) adquiriram 65% das ações em um acordo no valor de US$2,75 bilhões. O eBay detém agora apenas 35% do controle acionário.

O eBay planejava fazer a IPO (oferta pública inicial) do Skype no próximo ano, enquanto considerava com cuidado a sua venda para um outro grupo. Entre os compradores reais e possíveis estariam desde o Google até os fundadores originais do serviço. Niklas Zennstrom e Janus Friis deram início a um processo para revogar o direito do eBay sobre a patente da tecnologia do serviço, e não é claro se houve envolvimento dos dois no processo de venda.

Detalhe importante que não deve passar em branco é a participação de Marc Andreessen, que ocupa um lugar cativo na diretoria do eBay e do Facebook — atualmente a maior rede social da web —, e planeja o retorno ao mundo dos navegadores com o seu projeto RockMeIt.

[Via: Yahoo! Finance.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Western Digital lança discos rígidos de 2TB a 7.200RPM

Próx. Post

Tá esperando o que, raios? :-P

Posts Relacionados